quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Educação irá participar do encontro para conquista do Selo UNICEF

redação Universo Educação

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Campina Grande participou hoje no Hotel Marc Center, do Encontro de Municípios Candidatos ao Selo UNICEF Município Aprovado. O evento é promovido pelo Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância do Recife e faz parte estratégia para organizar os dados das prefeituras e iniciar a capacitação de articulares que trabalharão.

Uma troca de experiências entre os municípios candidatos ao Selo UNICEF Município Aprovado aconteceu, com o objetivo de divulgar os melhores exemplos de impacto, gestão e temas de participação social. Logo após o intervalo para o almoço, aconteceu uma sessão de comentários sobre a metodologia e experiências, seguida de uma apresentação complementar sobre o papel do articulador, dos comitês e do Conselho.

A orientação final sobre os detalhes do processo de capacitações para o período 2010 e 2011 do Selo aconteceu e foi seguida de uma avaliação geral do trabalho e do encerramento das atividades.

Da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura participarão representantes da Coordenação de Educação e o seu representante no Conselho Municipal dos Direitos da Infância e Adolescente.

Matriculas nas Escolas aumentam no DF

redação Universo Educação

Dados parciais do Censo da Educação Básica divulgados pelo MEC – Ministério da Educação revelam que o Distrito Federal é a unidade da federação onde mais cresceu o número de alunos matriculados. Enquanto o Brasil mostra uma queda de 1,2% (652.416), o DF apresentou um crescimento de 0,4% (2.868).

O censo apresentou uma queda nas matrículas em creches no DF em relação ao país, mas não contou as crianças das creches que conveniadas com a Secretaria de Educação. Assim, enquanto indicou um crescimento de 8,3 % em todo o país, apontou aumento de 5,2% nas matrículas daqui.

Os dados brutos também informam que o DF foge ao padrão e concentra as matrículas da creche na rede privada de ensino – 93,2%. Desconsidera, no entanto, que aqui, ao contrário da maioria absoluta do país, só sete escolas da rede credenciada de instituições particulares não responderam ao censo.

O maior crescimento se deu no Ensino Médio. Aumentou em 23,2%: de 64.273 para 79.188 estudantes. No Ensino Fundamental houve uma redução de 2,67% em relação a 2008, embora o número ainda fique acima da média de atendimento do período entre 2002 e 2009.

Análise da Diretoria de Censo Escolar afirma que esta redução de matrículas no Fundamental e ampliação no Médio demonstra que a população está mais velha e a taxa de natalidade caiu.

Embora coloquem o DF ao lado de outros nove estados com mais de 60% dos alunos ainda matriculados no Fundamental de nove anos, os resultados parciais do censo desconsideram que aqui existe o BIA – Bloco Inicial de Alfabetização, que faz a transição gradativa dos alunos para a nova realidade.

Sociólogo em defesa da Politica concreta para a educação dos Adultos

redação Universo Educação

"Basta de políticas somente declarativas e de boas intenções. Estamos em condições de oferecer políticas?", questionou Hugo Zemelman, sociólogo e fundador do Instituto do Pensamento e da Cultura da América Latina, durante workshop sobre a consolidação de cooperações internacionais em matéria de educação e aprendizagem de adultos, na Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea VI), em Belém.

Para ele, a política educativa é uma questão central para todo o continente e ainda possui recursos mínimos, além da ausência de estratégias de políticas intersetoriais. "Os governos do continente, em geral, são de retórica; falta que essa política seja concreta. A educação de adultos é um problema que não se resolve com declarações", reiterou.

Ele constata que há melhorias internas em cada país da região, mas que carecem de desenvolvimento para que saiam das ideias iniciais. O que se observa na maioria dos governos latinoamericanos, segundo o sociólogo, é a falta de uma leitura organizada da realidade, pois não há sistema de informações sobre educação de adultos, qualificado e balanceado.

"O discurso monetário e o discurso da educação fazem parte da mesma realidade. Se não conhecermos esta realidade, fica difícil a tomada de decisões. A tendência é a imitação de modelos não só econômicos e financeiros, mas também educativos. Temos que tomar da nossa racionalidade cultural, que deve permear as decisões para que tenham sustentação na sociedade", analisou.

Inserção pelo trabalho - Hugo Zemelman questionou ainda como os países latinoamericanos estão enfrentado a política de educação de adultos. Segundo ele, deve ser promovida a educação de adultos com estratégias de inserção laboral desses alunos na sociedade. "De outro modo, assumimos os riscos de termos massas ilustradas de marginais", frisou.

Dentre as propostas apresentadas, ele sugere o diálogo entre o Centro de Cooperação Regional para Educação de Adultos na América Latina e Caribe (Crefal) e governos, visando solucionar os problemas existentes nos aparatos estatais, como a falta de recursos humanos qualificados nas instituições públicas para formulação e execução das políticas educativas.

Ao Crefal também caberia, de acordo com o sociólogo, articular governos e universidades para organização dos sistemas de leitura da realidade. "O que conhecemos do que está sendo construído nas instituições de pesquisa do continente? As universidades também precisam responder a este desafio", afirmou.

Mercedes Calderón, diretora geral do Crefal, apresentou a plataforma de cooperação para as políticas públicas de educação com pessoas jovens e adultas na América Latina e Caribe. A proposta, resultado de pesquisa em 20 países, parte do reconhecimento dos avanços obtidos na Confintea V, com os aspectos fundamentais que cada um dos países membros do Centro aprofundarão em seu desenvolvimento.

"Uma das tendências observadas é a emergência de grupos específicos que demandam atenção educativa, como os migrantes, mulheres e jovens dos setores urbanos e populações indígenas. A eles se somam os setores tradicionalmente atendidos: analfabetos, pessoas com educação básica inconclusa e trabalhadores que requerem capacitação para o trabalho", explicou.

Diante das possibilidades de criação de vínculos de cooperação regional, ela destacou três aspectos que respondem às necessidades concretas dos países no campo da educação de jovens e adultos. A reconfiguração do espaço da educação para esse segmento, a profissionalização dos educadores e a pesquisa no campo da educação de jovens e adultos. "Devemos ter como premissa que a educação transcende a alfabetização; ela melhora a qualidade de vida nas comunidades, reduz a mobilidade e amplia as possibilidades de trabalho. Destacamos o caráter marginal da educação de jovens e adultos. É importante pensarmos as políticas públicas da educação por toda a vida e reconhecer as múltiplas diversidades, fortalecendo a participação da sociedade civil na elaboração dessas políticas", concluiu.

Escola de Teatro: Últimos dias para a Inscrição

redação Universo Educação

Termina amanhã, 04 de Dezembro, o prazo de inscrições para novos alunos da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, instituição lançada pelo Governo do Estado de São Paulo para formar profissionais especializados em artes cênicas. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sede provisória da Escola (avenida Rangel Pestana, 2.401, Brás). Há 25 vagas para cada um dos seguintes cursos: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Os cursos são dirigidos a maiores de 18 anos (com ensino médio completo) e artistas que buscam aperfeiçoar conhecimentos na área do teatro. Os alunos regulares devem cumprir quatro horas de aulas, de terça a sexta-feira, e período integral aos sábados, ao longo de dois anos.

Para os alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública e que possuem uma renda individual de, no máximo, R$ 1.090, a SP Escola de Teatro oferece bolsas de estudo de R$ 545 mensais. Serão oferecidas 100 bolsas para o primeiro semestre de 2010, e os interessados devem registrar sua intenção de concorrer às vagas de bolsistas no ato da inscrição.

Enem, Saiba mais sobre a prova

redação Universo Educação

Serviço
Você sabe onde fará as provas?
Quem não recebeu o cartão de confirmação de inscrição, contendo o local da prova, deve adotar um desses procedimentos:
- Ligar para o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161
- Acessar a página no Inep na internet (www.inep.gov.br) e entrar no link no topo
- Visite o local para se familiarizar com o trajeto
Fique de olho no relógio
- No sábado, as provas serão das 13h às 17h30min: Ciências da Natureza e Ciências Humanas
- No domingo, serão das 13h às 18h30min: Linguagens, Redação e Matemática
No dia da prova
- Chegue cedo
- Os candidatos devem estar nos locais de prova com antecedência, mesmo aqueles que guardam o sábado (adventistas e judeus) que deverão aguardar o pôr do sol para iniciar a prova.
- Não mude sua alimentação nos dias de prova. Alimente-se normalmente.
- Evite pensamentos negativos e acredite no seu desempenho.

Dicas para a revisão
- A interpretação de gráficos é habilidade do Enem exigida independentemente do conteúdo da prova.
- A relação espaço temporal é considerada uma das maiores falhas do aluno no Ensino Médio. O Enem pode pedir a localização do estudante em um mapa para cobrar uma resposta. Uma boa revisão na rosa dos ventos é importante.
- O conhecimento de ordem de grandeza e medida também costuma ser cobrado.
- A preocupação com o ambiente é constante no exame. Em ciências da natureza, temas ligados ao evolucionismo (bicentenário da Charles Darwin), também merecem a atenção dos estudantes.
- Na revisão, não podem faltar as questões que estão ligadas à identidade nacional, aos movimentos sociais e à ocupação do espaço brasileiro.
- Não estude na véspera da prova. Aproveite para descansar, preencher os dados do questionário socioeconômico que deverá ser entregue no local de prova e separar seus documentos.

Para o presidente do Inep, Atual prova do Enem será igual a prova cancelada

redação Universo Educação



O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, falou sobre a prova do Enem, a ser realizada no fim de semana de 5 e 6 de dezembro. Entre os assuntos discutidos, Fernandes declarou que os estudantes devem fazer a prova com “máxima dedicação”, mesmo aqueles que não terão o resultado do exame utilizado para ingressar na faculdade.

Sobre o conteúdo da prova do próximo fim de semana, ele afirmou que será similar à edição vazada. “A prova do Enem 2009 estará nas mesmas diretrizes que nortearam o exame que seria aplicado em outubro”, disse.

Quanto ao próximo ano, o dirigente afirmou que o exame deverá ser aplicado mais de uma vez e podem ocorrer mudanças já em 2010. “Ainda assim, espera-se que alterações sejam feitas de forma gradual, e não de forma abrupta”, explica. O presidente do Inep também afirmou que, em três anos, o Enem será “o principal instrumento de entrada nas instituições de ensino superior do país”.

Confira a íntegra da entrevista:

UNIVERSO EDUCAÇÃO - Devido ao adiamento da prova, alguns vestibulares decidiram não utilizar mais a nota do Enem. O que o senhor diria para esses alunos que se inscreveram para o exame e agora não terão sua nota usada para ingressar nas faculdades desejadas?

Reynaldo Fernandes -
O ingresso na educação superior ainda é um estímulo forte para que os alunos façam a prova do Enem com a máxima dedicação. Mesmo antes da proposta de seleção unificada do Enem 2009, cerca de 500 instituições públicas e privadas já utilizavam a nota do exame em seus vestibulares. Mesmo com o adiamento, 21 instituições federais utilizarão o Enem como fase única de seleção, além de outras que usarão a prova como parte da nota. E também para a distribuição de bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos, o ProUni, o critério é a nota do Enem.

Além disso, mesmo para aqueles cujo interesse imediato não seja a entrada na faculdade, a prova é importante. Afinal, o Enem ajuda a traçar um diagnóstico sobre a qualidade do ensino médio no País, e também serve como auto-avaliação para o estudante que concluiu seus estudos.

UE - A TRI (Teoria de Resposta ao Item), método de avaliação do Enem, tem deixado alunos preocupados sobre a nota que tirarão na prova. Muitos temem serem prejudicados pelo novo sistema, já que a esmagadora maioria nunca realizou nenhum teste com TRI. Existe alguma possibilidade de o TRI prejudicar um estudante?

RF -
O objetivo de qualquer prova é que aqueles que tenham maiores habilidades e conhecimentos obtenham maior nota. Uma prova em TRI garante mais que uma prova clássica. Numa prova clássica, a nota do estudante é diretamente proporcional ao número de questões que ele acerta. No caso da TRI, tecnologia de avaliação utilizada no novo Enem, essa lógica é diferente. Isso porque as questões são calibradas em diferentes níveis de dificuldade, e a TRI busca medir a proficiência do estudante a partir de seu padrão de respostas.

É por isso que pode ocorrer diferença de nota entre dois participantes que tenham acertado o mesmo número de questões, dependendo do tipo de questões que cada um acertou e errou. Portanto, o uso da TRI é um aspecto positivo aos estudantes mais preparados, e não o contrário.

UE - Muitos professores que analisaram a prova vazada do Enem afirmam que não perceberam grandes diferenças em relação ao exame realizado em anos anteriores. De acordo com eles, a interdisciplinaridade não apareceu como era esperado, principalmente se levado em consideração as questões-modelo, divulgadas meses antes pelo Inep. O que aconteceu? Por que a prova ficou diferente das questões-modelo e tão similar a anos anteriores?

RF -
Na nossa opinião, não é verdade que a prova que seria aplicada em outubro seja similar ao Enem tradicional. A prova que vazou está dentro das características do novo Enem, tanto quanto as questões-modelo disponibilizadas.

A nova proposta se aproxima das edições anteriores em pontos importantes, como na busca por questões contextualizadas, ênfase no raciocínio e na resolução de problemas. A inovação trazida pelo novo Enem reside numa ênfase maior nas áreas de ciências e humanidades, tanto que foram criadas provas específicas para cada uma dessas áreas do conhecimento. Também foi incluído maior número de questões mais difíceis.

UE - Quanto ao exame que será realizado no fim de semana de 5 e 6 de dezembro: as perguntas serão similares à primeira versão da prova (que vazou), às questões-modelo ou a nenhuma das duas?

RF -
A prova do Enem 2009 estará nas mesmas diretrizes que nortearam o exame que seria aplicado em outubro, e também as questões-modelo. Todas as três foram estruturadas a partir do mesmo banco de questões, calibradas em diferentes níveis de dificuldade.

UE - O MEC tem feito um grande investimento para o novo Enem e coloca grandes expectativas para a importância da prova em um futuro a médio prazo. Como o senhor vê o Enem daqui a três anos?

RF -
Nesse período, a expectativa é que o Enem se consolide em suas duas funções primordiais: como importante orientador para o ensino médio e como principal instrumento de entrada nas instituições de ensino superior do país.

UE - E quanto ao Enem do ano que vem? O que se esperar de sua importância para 2010? Haverá mais universidades utilizando o resultado do exame? Poderá haver alterações na prova e em seu conteúdo?

RF -
A matriz de conteúdos deste ano é um primeiro desenho, aprovado em conjunto pelo Comitê de Governança do Enem. O Comitê reúne, além de representantes do Inep e do Ministério da Educação, reitores das instituições federais de ensino superior e secretários de educação. Cabe aos representantes do Comitê de Governança acompanhar frequentemente essa matriz, sugerindo, inclusive, aprimoramentos ao longo das edições da prova. Ainda assim, espera-se que alterações sejam feitas de forma gradual, e não de forma abrupta.

Além disso, com a reestruturação do Enem, incluindo o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI) na prova, a ideia é que o exame seja aplicado mais vezes num mesmo ano. Isso permite que o estudante tenha oportunidade de melhorar sua nota, refazendo a prova em datas e ocasiões distintas.

Universidades estão oferecendo cursinhos Pré-Vestibular

redação Universo Educação

Quem quer conquistar uma vaga no ensino superior, especialmente em universidades públicas, sabe que precisa estudar muito. Em Sorocaba, três instituições -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) - oferecem cursinhos pré-vestibulares gratuitos para estudantes de baixa renda, com índices de aprovação que chegam a 60%. Em comum, o fato de que grande parte dos responsáveis por ministrar as aulas são os próprios universitários, que realizam a ação de forma voluntária.

As inscrições já estão abertas aos interessados em garantir uma vaga para 2010. Dentre os pré-requisitos está ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa de 100% na rede particular.

Um exemplo deste trabalho é feito pelo cursinho GeraBixo, da Unesp, que funciona desde 2006 e contabiliza dezenas de alunos aprovados em universidades públicas e muitos outros com bolsa pelo programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal. O cursinho oferece 100 vagas (60 no período noturno e 40 no período matutino) e o processo seletivo deste ano registrou 510 candidatos na disputa.

O professor José Arnaldo, coordenador do projeto junto à Pró-Reitoria de Extensão (Pró-Ex) da universidade, confirma o envolvimento cada vez maior dos voluntários. Nunca ficamos sem professores, nem para matérias como História e Língua Portuguesa, que não são o forte dos estudantes da Unesp, mais voltados a Exatas. Só no ano passado, o grupo reuniu 56 voluntários, contou. Arnaldo destaca os benefícios que a atuação no projeto tem trazido aos universitários. Eles aprendem a falar em público, a saber ouvir. Quase sempre acabam sendo os melhores em dinâmicas de processos seletivos dos quais participam.

Apesar da grande quantidade de atividades da vida acadêmica, os professores voluntários - que dedicam duas horas por semana ao projeto -fazem questão de oferecer o melhor que podem a seus alunos, com plantão de dúvidas, aulas aos sábados e até simulados. Os coordenadores do projeto recebem, da Pro-Ex, uma bolsa-auxílio de R$ 250, dos quais cada universitário ainda doa 30% ao GeraBixo, verba que é usada para os vestibulandos realizarem atividades extra-classe.

Quem quiser concorrer a uma vaga no GeraBixo deve comparecer ao câmpus da Unesp (avenida Três de Março, 511 - ao lado da OAB) de segunda até sexta-feira, 4 de dezembro, das 9h às 21h. Os interessados devem apresentar documento de identidade, dados pessoais e pagar o valor de R$ 10, que servirá como custeio para impressões e logística. Esta é a única taxa cobrada pelo projeto, que também oferece, além das aulas, material didático gratuito. Para a seleção dos alunos será realizada uma prova, com 80 questões de múltipla escolha, no dia 31 de janeiro, a partir das 13h. Os 240 alunos melhores colocados, após efetivação da pré-matrícula, serão visitados pelos próprios universitários/professores para uma avaliação socioeconômica, que é decisiva para a seleção. Mais informações podem ser obtidas pelo site
www.sorocaba.unesp.br/cursinho.

Outras opções

O cursinho pré-vestibular Educação e Cidadania, promovido pelos alunos da Ufscar, é outra opção para os jovens sorocabanos de baixa renda. No total, são 60 vagas destinadas a estudantes com família que tenha renda per capita de até R$ 350. Os interessados devem comparecer ao câmpus local da universidade (rodovia João Leme dos Santos, km 110), entre segunda e sexta-feira (4 de dezembro), das 18h às 21h. O processo seletivo será em etapa única, a partir da avaliação socioeconômica dos candidatos, e o resultado sairá em 18 de dezembro. As aulas, totalmente gratuitas, começam em março, sempre de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h50. O estudante só precisa custear o transporte até a universidade. Mais informações, assim como a lista de documentos que devem ser apresentados no ato da inscrição, podem ser obtidos no edital de seleção, no site www.sorocaba.ufscar.br ou pelo telefone (15) 3229-6000.

A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) também oferece todos os anos, desde 2004, um cursinho pré-vestibular gratuito. De acordo com Samuel Caliani, coordenador do projeto, são abertas, em média, 200 vagas e os alunos são divididos em duas turmas. Lá, as aulas são ministradas por professores da própria faculdade, da Universidade de Sorocaba (Uniso), Imapes e PUC. O objetivo do curso é preparar os alunos para que possam enfrentar os vestibulares de Engenharia em igualdade de condições com aqueles que tenham cursado o Ensino Médio em escolas privadas. Sempre temos o cuidado de proporcionar aos alunos um olhar crítico sobre a realidade, valorizar as chances que têm e ampliar os horizontes, explicou Caliani. As inscrições para o vestibulinho para concorrer a uma vaga devem acontecer em fevereiro de 2010.

Mais de três mil estudantes sem fazer provas

redação Universo Educação

O segundo dia de vestibular da Universidade Estadual do Piauí ocorreu em clima de tranquilidade. De acordo com os dados do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), o nível de abstenção do certame de 2010 não será diferente ao dos anos anteriores e ficará entre 7% e 10%, o que corresponde, aproximadamente 3.500 estudantes. O resultado do vestibular está previsto para a primeira semana de janeiro.

O presidente do Nucepe, Francisco Felipe, informou que não tem como precisar os números porque não foi feito levantamento nos demais campi, nem de Teresina, nem do interior do Estado. "Acredito que este percentual não deverá sofrer grandes alterações", esclareceu.

O presidente do Nucepe garante que esses números são considerados normais e deverão ser observados nos demais locais de prova. Das 1.893 pes-soas inscritas para realizarem prova no campus Poeta Tor-quato Neto, 156 faltaram no primeiro dia de aplicação.

Mais de 35 mil candidatos disputam 8.035 vagas distribuídas por 28 cursos no vestibular 2010 da Universidade Estadual do Piauí. As provas foram aplicadas em 16 municípios incluindo a capital. O segundo dia do vestibular contou com as provas específicas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

O curso de Medicina é o mais concorrido no vestibular/2010. Com 2.078 candidatos inscritos para as 50 vagas, Medicina registra a concorrência de 41,55 candidatos por vaga. Em segundo lugar aparece o curso de Enfermagem, com 32,80 inscritos concorrendo a uma das 25 vagas em oferta. O curso de Fisioterapia desponta na terceira posição com 31,24 concorrentes para cada uma de suas 25 vagas abertas.

O Nucepe tem aprimorado o esquema de segurança do concurso por meio do uso de detectores de metais por parte dos fiscais nas portas dos banheiros, coleta de digitais dos candidatos e o uso de rastrea-mento eletrônico de mensagens eletroeletrônicas, feito por uma equipe de professores da Universidade Federal do Para-ná (UFPR), coordenada pelo professor Dartagnan Baggio Emerenciano. O Campus Poeta Torquato Neto concentra todos os candidatos ao Curso de Medicina.

Os equipamentos, desenvolvidos pela Fundação para o Desenvolvimento da Ciência da Universidade Federal do Paraná - FUNPAR, e utilizados pelos técnicos, fazem a varredura de espectro de radiocomunicação e apontam possíveis contatos entre aparelhos transmissores e micro-receptores, a exemplo do celular. O monitoramento se dá nos centros de aplicação de prova, inclusive nos banheiros, para inibir eventuais colas eletrônicas.

Finalizado o Vestibular Ufal

redação Universo Educação

Acabou. Com o tema voltado para o combate do trabalho escravo no século XXI, a prova de redação finalizou os quatro dias de vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A concorrente baiana Kiara Freitas de Bittencourt, que neste ano presta vestibular em diversas universidades federais espalhadas pelo país, elogia o processo seletivo adotado pela Ufal. “Acho importante as questões abertas, porque mostram a capacidade de raciocínio/expressão do candidato. Outro ponto muito interessante é a fragmentação da prova em quatro dias, característica até agora só vi em Alagoas, e que possibilita uma melhor avaliação do conhecimento de cada um”, analisa Kiara.

Passado o vestibular, os alunos avaliam o concurso como tranquilo e sem grandes surpresas. Para muitos, as provas com maiores índices de dificuldade continuam sendo as de matemática e física. “O nível das questões estava muito bom, dentro do que estudei durante o ano, mas as provas de exatas foram as mais difíceis”, contou Paulo Vitor, aluno que presta pela segunda vez vestibular para Jornalismo.

Após a maratona de provas, fica a ansiedade na espera dos vestibulandos pelo resultado. “Agora, é esperar com esperança pelo resultado do vestibular”, explica Ilana Almeida, que aguardará até o dia 8 de janeiro, data prevista pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), para divulgar a lista de aprovados.

Experiência

Quando o assunto é vestibular, o equilíbrio emocional é peça chave na hora da prova. Para os mais experientes, como Kiara, que pela quarta vez concorre a uma vaga no curso de Medicina, a maturidade é uma vantagem. “A experiência conta muito. Os ‘veteranos’ têm a atenção redobrada em pegadinhas. Além do sangue frio para avaliar racionalmente a prova”, avalia.

Já Ana Maria, concorrente a uma vaga no curso de Arquitetura, acha que “o controle emocional pode até ser uma vantagem para os mais experientes, mas nós ‘marinheiros de primeira viagem’, quando bem preparados e conscientes, podemos trabalhar muito bem este equilíbrio”.

Vestibular

Com mais de 33 mil candidatos inscritos, a Universidade Federal de Alagoas oferta um total de 4.483 vagas para os três Campus. Este ano, o PSS conta com a participação de 101 coordenadores, sendo 69 na capital e 32 no interior. Ao todo, 3.500 fiscais ajudam a garantir a tranquilidade das provas.

No Campus Maceió, 19.486 candidatos disputam as 3.503 vagas, distribuídas entre os 45 cursos. No Campus Arapiraca, que a partir do próximo ano também terá cursos noturnos, 6.077 candidatos disputam as 770 vagas. O Campus do Sertão, que já entra em funcionamento a partir de 2010 oferecendo oito cursos, entre diurnos e noturnos, registra 1.250 concorrentes para as 560 vagas. Com isso, os campi da Ufal no interior participam com um total de 7.327 candidatos.

Giria: ''Detonada''

Prof. Pasquale Cipro Neto

Será que você já fez uso de "adequação vocabular"? "Vocabular" diz respeito a vocábulo, palavra. "Adequação vocabular" é adequar as palavras à situação de fala. As gírias, por exemplo, podem ser perfeitamente ajustadas a certos contextos. Repare na palavra "detonada" utilizada na letra da música abaixo, "Nada a declarar", do grupo Ultraje a Rigor:

Mas eu 'tô vendo que a galera anda entediada
não 'tá fazendo nada e eu não 'tô dando risada
Aí, qualé? Vamos lá, moçada!
Vamos agitar, vamos dar uma detonada!


"Detonar", nos dicionários, aparece como sinônimo de "fazer explodir", "provocar uma explosão". Na gíria, essa palavra passou a ser usada como sinônimo de "pôr tudo a perder", "acabar com tudo" e até de "ser o máximo", "ser o melhor dos melhores". O jogador que "detonou", por exemplo, foi o melhor do jogo.

No território da gíria, da linguagem popular, usar o verbo "detonar" com esse sentido é perfeitamente possível. Em linguagem formal, isso não seria de maneira alguma adequado. "Detonar" se limitaria, nesse caso, a indicar a idéia de explosão.




No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática