quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estudantes de Universidade cobram melhoria

redação Universo Educação

Estudantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na Rua Sarmento Leite, protestaram hoje por melhorias na estrutura da instituição e na assistência estudantil. A manifestação ocorreu durante a prestação de contas da atual reitoria.

Alunos da Medicina reclamam que o curso é o segundo melhor do país de acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enad), mas a universidade não oferece condições necessárias.

Eles reivindicam uma política de assistência, como restaurante universitário, plano de moradia, mais espaços para os centros acadêmicos, e ainda eleição direta para reitor.

Segundo a assessoria de imprensa da UFCSPA, o prédio da pós-graduação deve ser demolido já que está com problemas de infiltrações na estrutura. A previsão da universidade é alojar os estudantes em outra sala, temporariamente, até que seja construído um novo prédio com centros acadêmicos para todos os cursos (medicina, biomedicina, fisioterapia, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia e psicologia). As outras reivindicações ainda estão sendo analisadas pela reitoria da instituição.

Alunos cobram anulação de prova de Vestibular

redação Universo Educação

Candidatos que prestaram vestibular para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), no último domingo, pedem a anulação do exame. Eles reclamam que algumas provas teriam marcações nos itens corretos, o que teria beneficiado alguns estudantes.

Roberta Figueredo, 18, que prestou vestibular para Química, cobra uma posição da Universidade. ``Falei com alguns professores da banca e me disseram que pode ser apenas coincidência``, relata. ``Na saída da prova, várias pessoas estavam falando que alguns cadernos de avaliação estavam com os itens corretos em negrito, outros sublinhados. Acredito que esta prova seja passível de anulação``, reforça a vestibulanda Edoarda Loureiro. A jovem não informa para qual curso prestou vestibular.

No site de relacionamentos Orkut, até ontem às 21 horas, 450 comentários já haviam sido feitos no tópico ``Respostas sublinhadas?``, publicado na comunidade ``Vestibular UFC/Uece/Unifor``, composta por cerca de 2.570 pessoas. Em outros tópicos também há comentários sobre possível fraude. Muitos candidatos cobravam uma posição da Uece.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), José Maria Santiago, informou que a Uece espera reclamação oficial de vestibulandos. ``Nem sabemos direito. Precisamos que os alunos protocolem as reclamações``, aponta.

Segundo Santiago, a partir de amanhã a Uece irá analisar todos os casos que forem questionados e uma decisão será tomada no dia 7 de dezembro. Mesmo assim, segundo ele, a anulação do vestibular está descartada, já que a instituição entende que não houve fraude. ``Não não há intenção de beneficiar ninguém. Pode ter acontecido um lapso``, comenta Santiago, dizendo que apenas as respectivas questões podem ser anuladas.

Os alunos devem fazer as reclamações até as 17 horas de hoje, como aponta o edital. De acordo com a Uece, a realização da segunda fase (20 e 21 de dezembro) não ficará comprometida.

De acordo com vice-diretor, Universidade Pernanbucana corre dentro da normalidade

redação Universo Educação

Depois de três dias na maratona do vestibular da Universidade de Pernambuco, os estudantes aguardam a divulgação dos resultados, que deve sair até 21 de dezembro. Neste ano, a UPE registrou 4.387 faltosos, o que representou 15,52% dos candidatos inscritos no processo de seleção. De acordo com a Comissão de Vestibular, o número de abstenção está dentro da normalidade, que varia entre 12% a 18% dos candidatos.

TV Globo
O Vice-Diretor da Universidade.


Até o momento, a Conupe recebeu 10 contestações de gabarito. Desse total, uma foi anulada, o quesito 11 da prova de língua portuguesa, aplicada no domingo (29).

De acordo com a assessoria da UPE, entre as questões contestadas estão a 1ª de inglês; o gabarito da 5ª e 12ª perguntas da disciplina de espanhol; os quesitos 6, 13, e 14 de Biologia 1; e a 4ª, 11ª e 13ª questões da prova de Biologia 2. De acordo com o presidente da Comissão de Vestibular, a UPE deve apresentar um novo gabarito corrigido até amanhã, 3 de dezembro.

Segundo o vice-reitor da instituição, Reginaldo Inojosa, o processo transcorreu bem. “Não tivemos nenhum incidente nos locais de provas. Houve apenas alguns casos de alunos que chegaram depois das 8h nos locais de prova, mas em número bem menor que o ano passado”, comenta Reginaldo Inojosa.

Provas


Os estudantes aprovaram os três dias do vestibular, que abordou conteúdos de forma clara e direta. Neste ano, a prova de química, aplicada nesta terça-feira (1º), foi apontada mais uma vez como o teste mais difícil do processo de seleção.

O vestibular da UPE contou com duas novidades: pela primeira vez a instituição aplicou o teste de sociologia, incluso em poucos vestibulares no país, e o número de questões também foi reduzido (32 no primeiro dia e 48 nos outros dois dias de seleção).

A instituição trouxe novamente dois temas para a redação: o primeiro, “Ser capaz e ser feliz depende de cada um de nós”, teve como base para o aluno a letra de uma música de Almir Sater (“Tocando em frente”). Já o segundo tema foi “O estresse informacional na sociedade contemporânea”. Os alunos receberam um texto adaptado da revista Superinteressante, que discutia a informação nos dias de hoje, usando como fontes jornais e e-mails.

Vagas
A UPE oferece 3.530 vagas distribuídas em 41 cursos de graduação. As provas foram realizadas em 32 prédios, no Recife, em Nazaré da Mata, em Garanhuns, em Petrolina, em Caruaru e em Salgueiro.

Resultado
De acordo com a Comissão de Vestibular, o resultado final deve sair até 21 de dezembro. “A data não pode ser precisa, porque dependerá da quantidade de alunos que obtiveram ponte de corte. Depois da correção dos cartões de resposta, seguiremos com as redações daqueles que passam para essa segunda etapa”, afirma Reginaldo Inojosa.

As provas realizadas no interior, na cidades de Salgueiro, no Sertão do Estado, devem chegar à capital pernambucana hoje, De manhã cedo, e as de Petrolina, também no Sertão, no final da tarde de hoje.

As matrículas dos aprovados começam no dia 5 de janeiro de 2010. Confira abaixo, o gabarito e as provas do último dia de vestibular.

Já começou o prazo de matricula na rede estadual

redação Universo Educação

Já iniciou o período de renovação da matrícula para os alunos da rede estadual de ensino que pretendem continuar na mesma escola. O prazo vai até o dia 4 de janeiro, sendo necessário que o aluno ou seu responsável compareça até a secretaria do colégio e preencha um formulário que deve ser assinado pelo estudante ou, no caso dos menores de 18 anos, pelo responsável.

Para os estudantes que querem mudar de escola, o período da matrícula será de 15 a 18 de janeiro. Em seguida, será a vez dos alunos novos, entre 19 a 22 de janeiro.

Uma Revisão, e um descanso, Essa e a palavra certa para as vésperas do Enem

redação Universo Educação

Alunos estudam para o EnemA última semana antes da prova do Novo Enem, que será aplicada nos próximos sábado (05) e domingo (06), promete ser de muito estudo e dedicação para quem fará o exame. Alunos de pré-vestibulares da Capital afirmam que os três últimos dias que antecedem a prova devem ser usados para revisão dos itens principais da prova.

Entre os professores, o conselho unânime é que, quem não estudou até agora, não adianta mais correr atrás do prejuízo. Às vésperas de uma das provas mais aguardadas dos últimos anos, alunos se dividem entre a ansiedade e a confiança.


O professor de História do Colégio Darwin, Adelarmo Luís de Carvalho, aposta que o Novo Enem se baseará em temas contemporâneos. Para se dar bem na prova, o aluno deve investir na revisão de História Geral. "Acho que o aluno não tem que mudar muito a rotina de estudos. É aliar os momentos de estudo com momentos de relaxamento. Uma boa leitura, assistir um filme, TV, passear, acho isso importante", indicou o professor.


O aluno Ricardo Furtado Pereira, de 18 anos, está tentando uma
vaga para o curso de Medicina na Universidade Federal do Espírito
Santo (Ufes), na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ele garante que os últimos
dias serão usados para intensificar o que já sabe.



Os alunos da área de Biomédicas devem apostar em temas atuais, como a Doença de Chagas e ecossistemas. A dica é do professor de Biologia do Projeto Universidade para Todos (Pupt), Wallace Alves. "Os alunos podem esperar uma prova bem extensa, cansativa e com alguns temas como Doença de Chagas, doenças do sistema cardiovascular e respiratórias. Outros problemas de saúde pública também devem cair, como verminoses e parasitoses", apostou Wallace.

Quem acha que números não se contextualizam pode se surpreender com a abordagem do novo Enem. Segundo o professor de Física do COC, Túlio Marques, o grau de dificuldade da prova deve cair, se comparada às últimas edições do processo seletivo da Ufes. Questões ligadas ao consumo de energia devem constar na prova.

Mas para quem ainda não estudou o suficiente, o professor dá um aviso. "Agora não é o momento de estudar o que você não estudou. O que tinha que ser feito já foi feito. Agora é hora de começar a relaxar, a tranquilidade é muito maior que antes, porque os alunos já viram a prova que vazou e têm noção do que vão encontrar", destacou Túlio.

Expectativa
O aluno Ricardo Furtado Pereira, de 18 anos, está tentando uma vaga para o curso de Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ele garante que os últimos dias serão usados para intensificar o que já sabe.

O candidato ao curso de Engenharia Mecânica Giovanni Vitor Milli, de 17 anos acha que o Novo Enem virá semelhante à outra prova. "Nada muito diferente, talvez até um pouco mais puxado, porque como vazou a primeira versão, todos já tiveram a oportunidade de ver como seria", comentou.


"A prova do Enem é um pouco mais fácil que o VestUfes,
mas sendo mais fácil, mais gente vai acertar também.
Além de estudar um pouco mais, fica a preocupação
também com outras matérias além das discursivas.
Então tenho que estudar Exatas também", revelou o aluno.



Para chegar ao Novo Enem com tudo na cabeça, os alunos não estão dispostos a descansar. Até mesmo as saídas com amigos na sexta-feira à noite estão suspensas durante a maratona. A candidata Nathane Gomes da Silva, que pela segunda vez tentará uma vaga no curso de Enfermagem, está investindo pesado na revisão. "Eu estudo uma média de sete horas por dia desde o início do ano. E não é só em dias de semana, é de domingo a domingo", contou a aluna.

Os Professores do Anglo corrigem o Enem por TV Web

redação Universo Educação

Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, cerca de 4 milhões de estudantes devem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após as provas, professores do Anglo Vestibulares farão a resolução de cada questão pela internet, com comentários ao vivo no site
www.cursoanglo.com.br.

Este ano, o Enem tem um novo formato. As mudanças afetam especialmente os vestibulandos, já que o resultado do exame pode ser decisivo no ingresso de universidades federais que estão utilizando o Enem em seus processos seletivos.

No primeiro dia de prova, os candidatos respondem a 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, são 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

O início da correção acontece a partir das 17 horas, mas a resolução completa está submetida ao horário do término do exame.

Gíria: ''Ficar''

Prof. Pasquale Cipro Neto

Os tempos dão às palavras significados que mudam.

Por exemplo: "ficar". Qualquer dicionário de língua portuguesa traz o significado da palavra, que todo mundo sabe qual é. Nos últimos tempos, porém, os jovens deram a essa palavra um novo sentido.


Vamos ver o que ocorre com "ficar" na letra da canção "A cruz e a espada", gravada por Paulo Ricardo:

...
E agora eu ando correndo tanto
procurando aquele novo lugar
e aquela festa, o que me resta
encontrar alguém legal pra ficar
e agora eu vejo, aquele beijo
era mesmo o fim
era o começo e o meu desejo
se perdeu de mim.

O que seria "alguém legal pra ficar"? A expressão "ficar", com a acepção que tem na canção, quer dizer algo como "ter um leve envolvimento com alguém, sem compromisso". Um rapaz vai a uma festa, conhece uma garota e fica o tempo todo com ela, o que pode incluir beijos e abraços.

Será que esse significado permanece por muito tempo? Quem sabe o "Nossa Língua Portuguesa" possa, daqui a dez anos, voltar a tratar da palavra "ficar" e ver se esse novo sentido já não ficou velho, se ficou mesmo...





No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática