quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Deputado por um Dia

Redação Universo Educação

O aluno Richard Santos Oliveira, 13 anos, de São José dos Campos, foi selecionado entre mais de 600 estudantes de todo o Brasil para participar da quarta edição do Câmara Mirim. Ele estará em Brasília no próximo dia 22 para defender um projeto de sua autoria na Câmara dos Deputados.

Richard estuda na Escola Municipal Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana I. O projeto apresentado por ele é parte de uma atividade proposta em sala de aula. Ele defenderá uma lei que estabelece a obrigatoriedade de todos os prédios públicos a serem construídos terem um sistema de armazenamento e reaproveitamento da água das chuvas.

Ele será único representante da região sudeste a defender uma proposta no plenarinho da Câmara Federal. “Fiz esse projeto de lei pensando no desperdício da água e quero ampliar a conscientização sobre esse assunto porque água da chuva pode ser reaproveitada em banheiros e jardins”, explicou.

Segundo a professora Luzia Angela Barnett, que incentivou os alunos da escola da região leste da cidade a participarem do concurso, a proposta ensina aos jovens mecanismos da democracia. “Acho interessante, pois com a atividade, os estudantes vêem os problemas e também propõem soluções.”

Ela contou que somente daquela escola saíram mais de 30 propostas de leis, a maioria com enfoque no combate à violência, atenção à saúde e ao meio ambiente. “Os alunos mostram que estão ligados à realidade que os cerca”, disse Luzia.

Com frio na barriga para viajar pela primeira vez de avião, Richard já tem ensaiado o discurso para defender seu projeto. “Eu sei que algumas empresas já reutilizam a água da chuva, mas minha idéia é que isso se torne oficial.”

Richard é o segundo aluno da escola a participar da Câmara Mirim, em Brasília. No ano passado, uma aluna também foi selecionada pelo programa que simula uma sessão legislativa da Câmara Federal e é destinado a alunos do 5º ao 9º anos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares do país.

Os estudantes no papel de deputados-mirins discutem, em plenário, três projetos de lei selecionados entre as propostas enviadas pelas crianças. Aprovados em plenário, os projetos de lei costumam ser apadrinhados por deputados federais e encaminhados às comissões permanentes da Câmara para análise.

Este ano, além da proposta de Richard Santos Oliveira, de São José dos Campos, a Câmara Mirim analisará os projetos de João Pedro de Souza Mello, de Brasília(DF), sobre fumo perto de crianças, e do estudante Carlos Marcus da Silva, de Iracema(CE), que prevê mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Diferença entre ''Mal'' e ''Mau''

Prof. Pasquale Cipro Neto





Numa de suas provas, a FUVEST, que faz o vestibular da USP, Universidade de São Paulo, pediu aos alunos que escrevessem três frases com a palavra "mal". Mas era necessário usar os três valores gramaticais da palavra "mal".

Todo mundo se lembra imediatamente de dois desses valores. "Mal" pode ser advérbio, como ocorre na frase:

Aquele jogador joga mal

em que "mal" designa o modo como alguém joga.

"Mal" também pode ser substantivo:

Nunca pratique o mal; pratique sempre o bem.

E o terceiro valor gramatical da palavra "mal"? É o de conjunção indicativa de tempo e equivalendo a "logo que", "assim que", "imediatamente depois que":

Assim que você saiu
Logo que você saiu
Mal você saiu, ela chegou

Esse "mal" se escreve com "l" e é conjunção.
Outra dúvida em relação a essa palavrinha diz respeito a sua grafia. Isso ocorre porque também existe "mau", com "u". Para resolver essa questão, há uma dica muito útil: "mau" com "u" se opõe a "bom"; "mal" com "l" se opõe a "bem".

Fulano joga bem.
Fulano joga mal.

Fulano é bom jogador.
Fulano é mau jogador.

Caso você esqueça quem é o contrário de quem, coloque em ordem alfabética: "mal" vem antes de "mau" e "bem" vem antes de "bom". Pronto: está resolvido o assunto.





No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática.