quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Matriculas em escolas estaduais terminam dia 30

redação Universo Educação

Termina dia 30 o prazo para matricular estudantes em escolas estaduais. A solicitação de vaga para novos alunos na rede estadual pode ser feita pelo telefone 0800 645-6556 ou pelo site
www.matricula.go.gov.br. Com os documentos pessoais em mãos, o interessado deve indicar três escolas de sua preferência. Mas antes deve verificar se as escolas escolhidas oferecem o curso, série e turno desejados. Depois de solicitar a vaga, o estudante ou responsável deve fazer a confirmação de matrícula entre 8 e 15 de janeiro de 2010 pelo fone 0800 ou pela internet. Em seguida, deve ir até a escola onde foi alocado e efetivar a matrícula. Para isso é preciso levar RG ou certidão de nascimento, comprovante de endereço, e documento que comprove a escolaridade (boletim, declaração de transferência ou histórico escolar).

Mais informações: (62) 3201-3020.

Ministério da Educação vai fechar cursos de direito que estava sob Supervisão

redação Universo Educação

O Ministério da Educação anunciou o fechamento de quatro dos 14 cursos de Direito que estavam sob processo de supervisão. São eles: Universidade Paulista - campus de Manaus, Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas e Universidade Castelo Branco, ambas do Rio de Janeiro, e Universidade Metropolitana de Santos, de Santos (SP). A Secretaria de Educação Superior (Sesu) determinou a abertura de processos administrativos para o encerramento dos cursos.

As instituições terão a oportunidade de apresentar defesa no prazo de 15 dias após o recebimento de notificação da Sesu. Os cursos devem suspender desde já o ingresso de alunos. Estão garantidos os direitos dos atuais estudantes à transferência e à conclusão dos estudos. Outros cinco cursos, que cumpriram parcialmente as medidas de saneamento determinadas pela Sesu, sofrerão processos administrativos para encerramento da oferta, com possibilidade, ao final, de substituição da sanção por redução adicional de vagas.


Expirado o prazo de saneamento das deficiências, os cursos foram reavaliados pela Comissão de Especialistas em Ensino Jurídico, composta por representantes indicados pela OAB e pela Associação Brasileira de Ensino do Direito (Abedi).

As visitas constataram que algumas instituições responsáveis pelos cursos deixaram de promover, no prazo de 12 meses, as melhorias previstas nos termos de saneamento de deficiências (TSD). A partir da reavaliação da comissão, a Sesu determinou a abertura dos processos administrativos de encerramento de curso.

O MEC também prevê o arquivamento de processos relativos a outros cinco cursos. De acordo com o parecer da comissão, as instituições adotaram as medidas previstas nos termos assinados. Elas terão, assim, de manter a redução inicial de vagas determinada no início da verificação.

A supervisão de Direito, que registra 75 cursos com termos de saneamento de deficiências assinados, já representou a redução de 21.160 vagas, o que equivale a 47% das 45.178 inicialmente oferecidas.

Os demais cursos submetidos a aferição pelo MEC estão em fase de recebimento de visitas de reavaliação para que seja verificado o cumprimento das medidas. As visitas devem ocorrer ao longo do ano letivo de 2010 . Estão previstas visitas a 49 cursos até maio.


A comissão verifica a composição do corpo docente, consideradas a titulação e o regime de trabalho; a atuação da coordenação e dos professores na implementação do projeto pedagógico; a infraestrutura e o acervo bibliográfico.

A supervisão especial dos cursos de Direito começou em 2007, a partir de resultados considerados insatisfatórios no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no indicador de diferença de desempenho esperado e observado (IDD) de 2006.


A partir dos resultados, 89 cursos foram submetidos à supervisão. Após análise de documentos, 79 mantiveram-se sob inspeção. Alguns foram excluídos por estarem vinculados ao sistema estadual de ensino; outros tiveram correção da nota do Enade ou apresentaram condições adequadas de oferta depois de visitados. Um deles encerrou voluntariamente a oferta após o início da supervisão.

"Viajem" ou "viagem"? "Chuchu" ou "xuxu"?

Prof. Pasquale Cipro Neto

Muitos têm dificuldade para acertar na grafia das palavras. Nesses casos, é fundamental consultar o dicionário com freqüência.

A palavra "chuchu", por exemplo, nem sempre é grafada corretamente. Escreve-se "chuchu", como se pode perceber, com "ch" e sem acento.

Outra "curiosidade" que a língua nos oferece diz respeito à palavra "viagem". Entrevistamos o povo na rua a respeito desse termos, e as respostas se dividiram.. Algumas pessoas garantem que é com "g", outras, com "j". Qual a forma correta?

Ambas as formas são possíveis: "viajar" é com "j", mas "viagem" pode ser escrita tanto com "g" como com "j". "Viagem" com "g" é o substantivo. "Viajem" com "j" é a forma verbal do verbo "viajar". Veja:

Que eu viaje
Que tu viajes
Que ele viaje
Que nós viajemos
Que vós viajeis
Que eles viajem

Ex.: Eu quero que vocês viajem agora e que façam uma ótima viagem. Interessante, não ?

Dúvidas também aparecem quanto à grafia das palavras "através", "atrás", "atrasado". Elas são escritas com "s" ou com "z"?

"Atrás", "atrasado", "atrasar" são palavras de uma mesma família, têm o mesmo radical e todas são escritas com "s". "Através" também é escrita com "s".

Problemas relacionados à grafia existem em outras línguas, não sendo exclusivos da língua portuguesa.

Em todos os casos, não há outra saída. Leia com constância para fixar a grafia das palavras e não se esqueça: quando a dúvida permanecer, vá ao dicionário, pois a certeza está lá.



No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática