sábado, 17 de abril de 2010

UFPE ira usar Enem no Vestibular 2011

do Universo Educação

Novamente este ano, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como substituto da primeira fase do Vestibular 2011. A segunda fase será realizada pela Comissão de Vestibular (Covest). A decisão foi tomada esta manhã durante a 1ª reunião de conselho universitário por 32 votos a favor, com seis contra e três abstenções. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências, com a presença do reitor Amaro Lins, do vice-reitor Gilson Edmar, dos seis pró-reitores, dos diretores dos 12 centros acadêmicos, chefes de departamentos, ex-reitores e ainda de representantes de servidores e alunos.

O peso será de 50% para cada fase, diferentemente do que aconteceu no Vestibular 2010, quando a 1ª fase correspondeu a 45% e a segunda, 55% do valor da nota final do concurso. Na ocasião, a medida foi tomada porque o Enem não ofereceu o teste de Língua Estrangeira, o que não deve acontecer este ano, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Outra diferença em relação ao concurso anterior é a redação. Desta vez, será utilizada a realizada para o Enem. Em 2010 vigorou a redação da Covest, diante da possibilidade de atraso no resultado das provas por conta do vazamento do Enem.

A única exceção é para os candidatos ao curso de Oceanografia, com 25 vagas, que entrará no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e terá uma etapa única através do Enem. Eles não mais farão a segunda fase. De acordo com a UFPE, a medida foi tomada por conta da mobilidade do curso: estima-se que cerca de 30% dos estudantes são de outros estados, uma vez que só existem 10 cursos do tipo em todo o país.

A UFPE anunciou ainda que vai montar, até a próxima terça-feira, uma comissão para comparar as provas aplicadas pela Covest na 2ª entrada do Vestibular 2010 com os exames de 2009. Isso porque 90% dos inscritos tiraram menos do que dois nos exames de Ciências e Matemática em 2010, o que foi motivo para estranhamento por parte da comissão organizadora. O resultado da análise deve ser divulgado até o mês maio e pode influenciar no formato da prova de 2011, que pode passar a ter mais questões discursivas em outras matérias, além do Português. Existe ainda a possibilidade do surgimento de dois novos cursos para 2011 : Engenharia Naval, com 20 ou 30 vagas, e Medicina, este em Caruaru.

Datas - O edital do concurso deve ser divulgado em junho. Já o Enem, de acordo com o MEC deve acontecer nos dias 6 e7 de novembro e o resultado deve ser divulgado em janeiro. A previsão é que a 2ª fase da Covest aconteça na primeira ou segunda semana do mês de dezembro

Vestibular no meio do ano - Também na reunião de hoje, a UFPE anunciou que vai realizar um novo vestibular para preencher 305 vagas que sobraram na última seleção, sendo 190 no Conjunto das Engenharias (CTG) e 115 na unidade acadêmica de Caruaru, no Agreste do Estado (35 em química, 40 em física e 40 em matemática). O concurso será mais enxuto: apenas com testes de Matemática, Química, Física, Redação e duas questões discursivas de Português.

A seleção será aplicada ainda no meio deste ano pela Comissão de Vestibular (Covest). O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será usado como primeira fase para preencher as vagas do CTG, que a partir deste ano vai contar com dois vestibulares por ano, um para cada entrada. Já em Caruaru, serão dois dias de testes, no mesmo formato que no ano passado.