terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Matricula da rede municipal de ensino começa hoje

redação Universo Educação

As matrículas na rede municipal de ensino de Salvador podem ser feitas a partir desta terça-feira, 5, em uma das 414 escolas administradas pela prefeitura de Salvador. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), as incrições poderão ser feitas em qualquer escola da rede, e não somente na unidade onde o aluno irá estudar. A previsão é que 60 mil novos alunos sejm inscritos e outros 120 mil tenham suas matrículas renovadas. As aulas começam no dia 8 de fevereiro.

Os dias 5 e 6 estão reservados para a renovação de matrícula dos alunos que já fazem parte da rede municipal de ensino. O procedimento é automático e, de acordo com a Secult, não é necessário que os pais compareçam às unidades.


Nos dias 7 e 8 de janeiro, serão realizadas as matrículas dos alunos concluintes da Educação Infantil (Grupo 5) e do Ensino Fundamental I (5º ano) que deverão ser transferidos de escola. O cronograma de matrícula segue até o dia 22, conforme determinações abaixo.

Em 2009, 150 mil matrículas foram realizadas.

Confira cronograma:

11 de janeiro
Alunos oriundos de Escolas Comunitárias

12 de janeiro
Alunos novos para Educação Infantil

13 de janeiro
Alunos novos para o 1º ano de escolarização (06 anos completos até o 1º dia letivo de 2010)

14 de janeiro
Alunos novos para os 2º e 3º anos de escolarização

15 e 18 de janeiro
Alunos novos para os 4º e 5º anos de escolarização

19 e 20 de janeiro
Alunos novos para o 6º ao 9º ano de escolarização

21 e 22 de janeiro
Alunos novos para o Segmento da Educação de Jovens e Adultos

Detentos de Sistema Penal irão fazer o Enem

redação Universo Educação

Hoje, Terça-Feira, dia 5 de Janeiro, e amanhã dia 6 de janeiro, 148 internos custodiados pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) realizarão o exame nacional de ensino médio/Enem em dez unidades prisionais da região metropolitana de Belém (CRF, CRC,CAHF, CDPI,CRECAN, PEM I, PEM II, CRA I, CRA II, e Casa do Albergado) e duas unidades do interior do estado (CR Abaetetuba e CR Santarem).

O exame será aplicado em salas de aula localizadas nas unidades, e terá a presença de um profissional de educação da Susipe, um Coordenador da Cespe/UNB, um aplicador de provas e um agente prisional para fiscalizar os internos durante o exame.

Os internos começaram a fazer o Enem em 2008, ano em que 148 realizaram a prova. Atualmente, o Sistema Penal tem 1.600 presos estudando na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, em nível de alfabetização, ensino fundamental e médio por meio da parceria entre Secretaria de educação (Seduc) e Susipe.

Para participar do exame basta que os internos, custodiados em regime fechado ou semi- aberto, tenham concluído ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio e solicitar ao setor de educação da Casa Penal a sua inscrição.

Dependendo da média obtida na prova, o interno poderá pleitear uma vaga nas instituições de ensino superior, que adotarem o exame como ferramenta de seleção, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem 2009 vai ainda promover a certificação de jovens e adultos no ensino médio que obtiverem a média exigida.

Hoje as provas acontecerão no horário de 13h às 17h30 e serão respondidas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 6 (quarta-feira) o horário será de 13h às 18h30, com questões das seguintes disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Palavras terminadas em "-ez"

Prof. Pasquale Cipro Neto

Como é que se escreve "chinês"? Com "s" no fim, é claro, e acento circunflexo no "e".
E "holandês"? Do mesmo modo: com "s" no fim e circunflexo no "e".

E quem é tímido? Quem é tímido possui uma propriedade que às vezes atrapalha um pouco... Uma propriedade, uma qualidade chamada...

Bem, vamos ver trecho de uma canção com o grupo Biquíni Cavadão:

... Se eu tento ser direto, o medo me ataca.
Sem poder nada fazer,
sei que tento me vencer e acabar com a mudez.
Quando chego perto, tudo esqueço e não tenho vez.
Me consolo (foi errado o momento talvez...),
mas na verdade nada esconde essa minha timidez
...

Essa música chama-se "Timidez", exatamente o que nos interessa. Quem é tímido é dotado de timidez. "Timidez" não se escreve com "s", mas com "z". Trata-se de um substantivo abstrato, que, entre outras coisas, designa qualidade, como "honestidade" e "rapidez". O adjetivo "tímido" dá origem a "timidez", substantivo abstrato. Sempre que ocorre esse processo, com o acréscimo de "-ez" e "-eza", usamos a letra "z".

Substantivos abstratos derivados de adjetivos
terminam em -ez/-eza.

É o caso também de "mudez", outra palavra que está na letra da canção. "Mudez", substantivo abstrato, vem de "mudo", adjetivo. Por isso "mudez", como "timidez", escreve-se sempre com "z", de "zebra"!

E o substantivo abstrato também serve para dar nome de estado ou situação. Vamos entender melhor com a canção "Somos quem Podemos Ser", gravada pelos Engenheiros do Hawaii:

... A vida imita o vídeo,
garotos inventam um novo inglês,
vivendo num país sedento,
um momento de embriaguez.
Somos quem podemos ser,
sonhos que podemos ter
.

Nessa canção existe a palavra embriaguez. É o nome de um estado, de uma situação, como "gravidez".

E aquela raça de cachorro... será "pequinês" ou "pequinez"?
Bem, "pequenez" é a qualidade de algo pequeno. "Pequeno" é adjetivo, "pequenez" é substantivo abstrato. Portanto, com "z".


A raça do cachorro chama-se "pequinês" porque é originária da cidade de Pequim, na China. E, assim como "holandês" e chinês", grafa-se com "s" no fim e circunflexo no "e".



No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática.