quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mais de três mil estudantes sem fazer provas

redação Universo Educação

O segundo dia de vestibular da Universidade Estadual do Piauí ocorreu em clima de tranquilidade. De acordo com os dados do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), o nível de abstenção do certame de 2010 não será diferente ao dos anos anteriores e ficará entre 7% e 10%, o que corresponde, aproximadamente 3.500 estudantes. O resultado do vestibular está previsto para a primeira semana de janeiro.

O presidente do Nucepe, Francisco Felipe, informou que não tem como precisar os números porque não foi feito levantamento nos demais campi, nem de Teresina, nem do interior do Estado. "Acredito que este percentual não deverá sofrer grandes alterações", esclareceu.

O presidente do Nucepe garante que esses números são considerados normais e deverão ser observados nos demais locais de prova. Das 1.893 pes-soas inscritas para realizarem prova no campus Poeta Tor-quato Neto, 156 faltaram no primeiro dia de aplicação.

Mais de 35 mil candidatos disputam 8.035 vagas distribuídas por 28 cursos no vestibular 2010 da Universidade Estadual do Piauí. As provas foram aplicadas em 16 municípios incluindo a capital. O segundo dia do vestibular contou com as provas específicas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

O curso de Medicina é o mais concorrido no vestibular/2010. Com 2.078 candidatos inscritos para as 50 vagas, Medicina registra a concorrência de 41,55 candidatos por vaga. Em segundo lugar aparece o curso de Enfermagem, com 32,80 inscritos concorrendo a uma das 25 vagas em oferta. O curso de Fisioterapia desponta na terceira posição com 31,24 concorrentes para cada uma de suas 25 vagas abertas.

O Nucepe tem aprimorado o esquema de segurança do concurso por meio do uso de detectores de metais por parte dos fiscais nas portas dos banheiros, coleta de digitais dos candidatos e o uso de rastrea-mento eletrônico de mensagens eletroeletrônicas, feito por uma equipe de professores da Universidade Federal do Para-ná (UFPR), coordenada pelo professor Dartagnan Baggio Emerenciano. O Campus Poeta Torquato Neto concentra todos os candidatos ao Curso de Medicina.

Os equipamentos, desenvolvidos pela Fundação para o Desenvolvimento da Ciência da Universidade Federal do Paraná - FUNPAR, e utilizados pelos técnicos, fazem a varredura de espectro de radiocomunicação e apontam possíveis contatos entre aparelhos transmissores e micro-receptores, a exemplo do celular. O monitoramento se dá nos centros de aplicação de prova, inclusive nos banheiros, para inibir eventuais colas eletrônicas.

0 comentários:

Postar um comentário