quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Alunos Projovem serão avaliados amanhã

redação Universo Educação

Amanhã, 14 de janeiro, o ProJovem Urbano de Mato Grosso vai realizar o primeiro exame externo no município de Juara. O exame acontece às 19h.

O exame será aplicado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é a responsável pela realização dos exames no Mato Grosso. Trata-se de uma avaliação cuja participação dos alunos do ProJovem é essencial, já que o objetivo é mensurar a aprendizagem dos alunos e apontar eventual necessidade de melhoria nas atividades pedagógicas do programa.

O Projovem Urbano atende cerca de 350 alunos em Juara desde julho de 2009.

É indispensável a presença de todos os alunos, que devem levar aos locais de prova RG (ou documento com foto) e caneta.

Material Escolar: Os materiais varia até 607%

redação Universo Educação

Para os pais, o mês de janeiro é sinônimo de maratona em livrarias para garantir o material escolar dos filhos. Mas, toda atenção na hora de ir às compras é essencial. Isto porque o consumidor desatento pode acabar pagando mais. Pesquisa realizada pelo Procon Fortaleza alerta que variações de preço nas livrarias chegam a 607% (no caso de um simples conjunto com seis canetas hidrográficas, que pode ser adquirido de R$ 0,99 a R$ 7,00). Entretanto, vale observar que estes produtos são de marcas diferentes.

Em seguida, aparece o papel verniz, com a mesma qualidade, porém, sofrendo uma variação de 277% em seu valor (indo de R$ 2,99 a R$ 6,40. Outro item que registra larga diferença de preço é a tesoura escolar. O produto de mesma marca pode ser encontrado até 114% mais caro. A pesquisa do Procon aponta que a menor diferença de preço (1%), é da caixa de giz de cera, de mesma marca. Já a resma do papel ofício 9 não sofreu nenhuma variação de preço. Para o titular do Procon Fortaleza, João Ricardo Vieira, a realização de pesquisas é um dos principais serviços do órgão. "Através dessa ação, realizada pelo Setor de Educação do Procon Fortaleza, colaboramos para que o consumidor se endivide menos e também economize o seu tempo na procura pelo menor preço", esclarece Vieira.

Cartilha

Além da lista, o órgão de proteção e defesa do consumidor também disponibiliza em seu site (
www.fortaleza.ce.gov.br/procon), uma cartilha contendo informações sobre os cuidados que os consumidores devem ter ao assinar o contrato da matrícula escolar. A cartilha orienta como funcionam os cálculos da anuidade escolar.

Para economizar, além da tradicional pesquisa de preços em papelarias, depósitos, lojas de departamento, sites e até supermercados, o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) também sugere algumas outras orientações aos pais.

"Faça um balanço do que restou do período anterior verificando a possibilidade de reaproveitamento. Leia com atenção a lista que a escola pede. Veja se a quantidade é realmente adequada ou se a escola esta pedindo algo fora do normal e questione a direção sobre isto", diz o presidente do Ibedec, José Geraldo Tardin. "Também não é preciso comprar todo material escolar no inicio do ano, os pais podem combinar com a escola e adquirir apenas os produtos a ser utilizados no 1º semestre.

Outra dica é organizar grupos de pais que, juntos, poderão discutir a possibilidade com os fornecedores de descontos ainda maiores", completa o advogado. Tardin reforça ainda que os pais devem sempre exigir a nota fiscal com os artigos discriminados. Recuse quando for relacionado apenas o código do produto pois isso, posteriormente, dificultará sua identificação. Os pais devem ficar de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos e fita adesiva. Elas devem conter informações claras e precisas a respeito do fabricante, origem, instruções de uso, grau de toxidade, na língua portuguesa.

Coibindo abusos

O Ibedec ressalta que a escola só pode exigir material didático de uso individual. Portaria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) proíbe a solicitação de materiais de uso coletivo, material de higiene - incluindo papel higiênico, material de limpeza - ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. Todos estes custos já estão incluídos no valor da mensalidade.

Notas fiscais

Exija e guarde as notas fiscais dos produtos comprados. Havendo problemas com cadernos, livros, mochilas e outras mercadorias, mesmo que sejam produtos importados, o consumidor tem como reclamar: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis.

Estudo revela que aluno da rede pública já chega pior a primeira série

redação Universo Educação

Os alunos que ingressam nas escolas particulares chegam à primeira série já com larga vantagem em relação às crianças de escolas públicas. E essa desigualdade nas médias pouco se altera até o final da quarta série do ensino fundamental.

Esta é uma das conclusões de um estudo pioneiro no Brasil, o projeto Geres, que acompanhou, de 2005 a 2008, 20 mil alunos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Campo Grande e Salvador.



Em português, a distância inicial entre alunos da rede pública e privada até diminuiu, mas permaneceu significativa ao final da quarta série. Em matemática, ela cresceu.

O Geres tem como diferencial o fato de ter monitorado, ano a ano, a mesma geração de alunos desde a entrada na primeira série do fundamental até a conclusão da quarta série.

Os exames do MEC (Ministério da Educação) não permitem essa comparação pois as avaliações externas só começam a partir da 4ª série (ou quinto ano, no caso de redes que já ampliaram o ensino fundamental de oito para nove anos).

Para Fátima Alves, pesquisadora da PUC-Rio e uma das coordenadoras do projeto, é preciso investir mais na educação infantil (creches e pré-escolas) para diminuir essa desigualdade inicial.

Outra conclusão é que, diferentemente do que os pesquisadores supunham, os maus resultados na 4ª série não são gerados por falhas no primeiro ano de alfabetização. Ao final da 1ª série, os estudantes avaliados até conseguiam adquirir habilidades de leitura que, para os autores do Geres, eram adequados para os sete anos.

''O problema não estava nessa fase inicial. Nossa hipótese é que esteja na consolidação. Em vez de reforçar a leitura e interpretação de texto, muitos professores podem estar partindo para etapas seguintes, como o ensino de normas gramaticais'', afirma Fátima. Cláudia Costin, secretária municipal de Educação do Rio, concorda que há uma abordagem precoce da gramática nos primeiros anos. ''É como se a pessoa ainda estivesse aprendendo a dirigir e o instrutor já passasse a explicar como funciona o motor.'', Afirma.

Já o educador João Batista Oliveira, do Instituto Alfa e Beto e defensor do método fônico, que enfatiza o ensino pela associação de letras e sons, discorda: ''O que os alunos aprendem no primeiro ano é muito pouco e não dá para dizer que seja suficiente. A escola pode fazer mais diferença nesse primeiro ano, garantindo uma boa alfabetização, com métodos de eficácia comprovada'', comenta.

Os estudos a partir do Geres mostram também que o uso efetivo do livro didático em sala de aula está associado a melhores notas.

Pesquisa revela que, Escolas públicas que oferecem uma jornada ampliada é minoria

redação Universo Educação

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação (MEC) a universidades aponta que a jornada ampliada nas escolas públicas vêm crescendo, mas a oferta ainda é pequena no Norte e Nordeste em comparação ao restante do país. Dos 2 mil municípios que responderam ao estudo, 23,7% desenvolvem algum tipo de experiência que atinge 1,1 milhão de alunos.

As experiências estão mais presentes nas regiões Sudeste e Sul, onde 37% e 25% dos municípios respondentes apresentam a jornada escolar ampliada. Já na Região Norte, apenas 3% têm atividades no contraturno. Em média, nessas escolas, a jornada passa de quatro para sete horas diárias, chegando a oito em algumas cidades.



O estudo aponta que a maioria das experiências foram implantadas recentemente pelos municípios. Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, as principais dificuldades dos municípios para implantar a educação integral são orçamentárias e de infraestrutura.

Como muitas escolas oferecem dois turnos de aula, falta espaço para acolher as crianças durante todo o dia. Em relação aos recursos, ele aponta que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) garante uma cota maior para o aluno que estuda em tempo integral, mas em muitos municípios essa ajuda não é suficiente.

Apesar dos problemas, ele acredita que a educação integral estará consolidada no Brasil em até 20 anos. Hoje o principal programa do MEC para apoiar as iniciativas dos municípios é o Mais Educação que atende 10 mil escolas. Ele repassa recursos para subsidiar as atividades desenvolvidas no contraturno.

''Não chegamos a 10% das escolas ainda, mas a expectativa é muito positiva, o programa cresceu muito. Em 2008 o orçamento era de R$ 45 milhões e em 2010 será de R$ 350 milhões'', diz Fialho.

Grupo de educação fisica Uneb inscreve para o curso de massoterapia

redação Universo Educação

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) faz até a próxima sexta-feira, 15, inscrições no curso de Massoterapia Social, tipo de técnicas de massagem que combatem estresse e doenças neuromusculares.

As inscrições para a primeira turma de 2010 do curso podem ser feitas das 8 às 12h e das 14 às 18h na sede do Grupo de Trabalho de Educação Física (Gtef) da Uneb, localizado no Campus I da universidade, no bairro do Cabula, em Salvador.

O valor da inscrição é de R$ 50 para cada uma das 20 vagas disponibilizadas pelo Gtef. O curso, que acontece na sede do grupo, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 deste mês e os alunos com 80% de frequência nas aulas terão certificados para atuar na área. O curso acontece de 16 a 18 de janeiro, o próprio Gtef.

Serviço
Mais informações: Gtef/Campus I - Tel (71) 3117-2476

Unicap realiza um novo vestibular no dia 23

redação Universo Educação

Pela primeira vez, a Católica irá promover uma edição do Vestibular em janeiro. A novidade foi motivada pelas mudanças no Financiamento a Estudantes do Ensino Superior (Fies), anunciadas pelo governo federal no final de 2009, e também pela criação de novas turmas, no turno da tarde, para os bacharelados de Filosofia e Teologia. As provas estão marcadas para o dia 23 (sábado), das 8h às 13h, no campus da Unicap. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 14 e 18 de janeiro exclusivamente pela internet. A taxa custa R$ 80,00.

Entre as mudanças do Fies, está a redução da taxa de juros de 6,5% para 3,5%. Os índices valem para todos os cursos e também atingem os contratos antigos, aqueles que foram firmados antes da redução. Quem optar pelos cursos de licenciatura e conseguir o financiamento do Fies terá, ainda, uma outra vantagem: se atuar como professor na educação básica da rede pública, por no mínimo 20 horas semanais, terá a oportunidade de pagar os estudos com o trabalho. Para isso, o governo federal vai abater 1% da dívida para cada mês trabalhado. Além disso, o prazo para os estudantes pagarem o financiamento passa de duas vezes e meia para três vezes o tempo do curso. Mais informações sobre o Fies consulte o
www.mec.gov.br/fies.

Uma outra boa notícia do Vestibular 2010 de janeiro é a criação de um novo curso na Católica: o de bacharelado de Filosofia no turno da tarde. Além disso, a graduação em Teologia também será oferecida à tarde, na primeira entrada. Os candidatos poderão concorrer a uma das vagas utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008, 2007 ou 2006. O boletim deve ser apresentado na sede da Comissão de Aplicação do Vestibular, localizada no térreo do bloco A da Unicap.

Mensalidades diferenciadas - A Católica também oferece outros atrativos para o ingresso na Universidade.As mensalidades de Relações Públicas e Ciências Contábeis estão com valores reduzidos. Já as mensalidades das graduações em Teologia e Filosofia, a exemplo das nove licenciaturas (Ciências Biológicas, Filosofia, Física, História, Letras Português-Inglês, Letras Português-Espanhol, Matemática, Pedagogia e Química) têm valores subsidiados pela própria Unicap. Os novos cursos superiores tecnológicos em Fotografia, Eventos e Gestão em Turismo também estão com mensalidades diferenciadas.

Outras informações pelo telefone da Coave (81) 2119-4143.

Veja abaixo a relação completa dos cursos com vagas disponíveis no Vestibular de janeiro.


-Administração
-Ciências Contábeis
-Ciências Econômicas
-Filosofia (bacharelado)
-Filosofia (licenciatura)
-História
-Jornalismo
-Letras Espanhol
-Letras Inglês
-Pedagogia
-Publicidade
-Relações Públicas
-Serviço Social
-Teologia (bacharelado)
-Ciência da Computação
-Engenharia Ambiental
-Engenharia Química
-Física
-Matemática
-Química
-Ciências Biológicas
-Fisioterapia
-Psicologia
-Gestão de Turismo (tecnológico)
-Fotografia (tecnológico)
-Eventos (tecnológico)

Como fazer a preparação para o Vestibular

redação Universo Educação

Nesta época do ano é normal o noticiário intenso sobre vestibular. Não por acaso, afinal, muitos dos processos seletivos mais concorridos estão na fase final da escolha dos privilegiados que garantiram sua vaga na universidade. Candidatos que em sua maioria desfrutarão a apoteose conquistada como resultado da preparação que fizeram. Mas como todo ciclo, se há os que estão no final do processo, vários deverão iniciá-lo. E quem vai começar, pode perfeitamente aproveitar as experiências dos que tiveram sucesso para também garantir o próprio êxito.

Clementino Neto, diretor do COC/Brasília, destaca que é importante, antes de mais nada, que o estudante saiba com segurança o que pretende. "É necessário que o aluno tenha foco, e saiba realmente o curso e o local onde quer prestar vestibular. Ele tem de conhecer as características de cada prova", destaca ele. Neto ainda ressalta a importância de se pesquisar o conteúdo que a instituição escolhida pede na prova. "Existem provas que caem perguntas regionais e se o candidato vai prestar vestibular em outra cidade, não adianta ele estudar as provas da região que ele mora", alerta ele.

Embora a escolha do curso e da instituição pareça ser uma tarefa elementar para qualquer vestibulando, é um aspecto para o qual Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do curso Anglo, também chama a atenção. Nascimento procura destacar também algumas qualidades básicas para essa caminhada. "O aluno tem de ser organizado, ter espírito de luta e força de vontade, pois terá de abdicar algumas horas de lazer para poder estudar", resume o coordenador. Esses seriam os preceitos básicos para o sucesso no vestibular, mas que o coordenador afirma ainda serem negligenciados por muitos estudantes.

Uma vez que a escolha da instituição e curso tenham sido feitas, o candidato poderá passar a se dedicar à preparação para a prova propriamente dita. Neto dá algumas sugestões para que os alunos apliquem ao seu cotidiano na preparação para o vestibular. "O aluno tem de ter um planejamento. Ele deve definir metas. Fazer simulados que os cursinhos aplicam. Até mesmo sites que oferecem simulados são uma boa alternativa para o aluno testar seus conhecimentos", diz ele. O diretor do COC afirma ainda que o candidato precisa de motivação, alguém que lhe dê um suporte preparatório além de planejamento pedagógico, e ressalta que o apoio da família é fundamental num momento como esse.

Neto elabora uma visão própria daquilo que considera um candidato ideal. "Ele tem de ser disciplinado, saber a hora de começar a estudar e também a hora de dar um tempo, para não se desgastar. Além disso, ele tem de ser alguém que saiba sonhar, que saiba pensar no futuro, que busque alternativas para obter melhores oportunidades e que consiga se auto motivar", resume ele.

Outro ponto importante é que o aluno não deixe para estudar todas as matérias de última hora. Ou seja, para aqueles que querem prestar vestibular no final do ano, a tarefa deve começar agora. Segundo Nascimento, o ideal é se empenhar em estudar as matérias mais difíceis, sejam elas quais forem a critério de cada candidato, no início do ano. Aquelas em que o vestibulando tem mais facilidade, devem ficar para o final. Além disso, o estudante precisa ter uma agenda para programar os estudos do dia a dia, e anotar datas importantes, como dia de inscrição e horário das provas, para não perder o vestibular.

Raul Von Der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR (Universidade Federal do Paraná), faz uma referência específica em relação a outra tarefa que muitos vestibulandos descuidam: a lista de livros de leitura obrigatória. Segundo ele o candidato deve ler todos os livros indicados pela instituição para a qual prestará vestibular, ao invés de optar por resumos comentados ou subterfúgios semelhantes. "Isso ajuda no processo de leitura da prova, já que ele tem de interpretar as questões para poder respondê-las, e também ajuda o estudante a escrever melhor", garante Von Der Heyde.

Nascimento defende a tese de que os estudantes têm melhor desempenho quando estudam sozinhos depois das aulas. "No meio de um grupo sempre surgem conversas paralelas, e isso faz com que o aluno perca o foco do estudo", afirma ele. O coordenador também expõe que se o aluno estuda numa escola que exige muito dele, deve fazer cursinho só depois que acabar o Ensino Médio. "Se a escola exige muito do aluno durante o ano, em questão de trabalhos e provas, o melhor é fazer um cursinho no próximo ano, de preferência na parte da manhã para que ele tenha a parte da tarde toda para estudar as matérias e assuntos que foram dados durante a aula", aconselha Nascimento, que não indica os cursinhos noturnos para quem quer ter tempo adequado para estudar depois das aulas. "É muito cansativo, e ele não poderá estudar os assuntos dados em aula assim que em casa", diz.

O coordenador da UFPR mostra outra visão de quem faz o Ensino Médio. "O aluno tem de ter um conhecimento consolidado, se ele estiver cursando o Ensino Médio numa escola de boa qualidade, consegue desenvolver bem a prova, já que no 1º e 2º anos são dados bastantes conteúdos para ajudar na hora de fazer o vestibular. No 3º ano, esse conteúdo normalmente é revisado", explica ele. Von Der Heyde acrescenta destacando a importância que o treino para a prova em sim pode ter no resultado final do vestibular. "(Nesse sentido), um bom caminho para se preparar é pegar as provas aplicadas nos vestibulares anteriores e tentar resolvê-las sem ajuda do gabarito, calcular o tempo gasto para a realização dela e separar as questões, deixando aquelas que considera mais difíceis para o final", recomenda ele.

Von Der Heyde afirma que, independentemente da época em que o estudante pretende prestar o vestibular, seja no meio do ano ou no final, usar provas antigas do mesmo processo seletivo continua a ser uma estratégia boa para aprimorar a resolução mais eficiente da avaliação. "O ideal é o candidato estudar conforme o raciocínio das provas anteriores e procurar aprender aquilo que ainda não lhe foi passado, lembrando que, apesar das provas não serem iguais, se ele estudar e procurar aprender os assuntos aplicados anteriormente, ele pode desenvolver melhor a prova", declara ele.

Meio do ano

Muitos estudantes ficam indecisos na hora de escolher se farão o vestibular no meio do ano ou no só no final. A preparação em qualquer um dos casos não segue caminhos diferentes, apesar da variação de tempo. O desafio é justamente se adequar ao pouco tempo. Conforme explica a professora Vera Lúcia Rezende, coordenadora geral da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o aluno que trouxer uma boa bagagem de conhecimento da sua formação escolar pode fazer o vestibular em qualquer época.

"Não é necessário fazer um cursinho preparatório se o aluno tiver boa formação escolar. Além disso, se ele lê jornais, revistas, assiste à televisão, tudo isso o ajuda a adquirir conhecimento nas coisas que acontecem ao seu redor e na hora da redação ele desenvolve melhor o argumento sobre qualquer assunto", afirma Vera Lúcia. Contudo, a coordenadora da UFMG alerta que o aluno não pode deixar de fazer outras atividades para se dedicar inteiramente aos estudos, mesmo aqueles que querem prestar no meio do ano e sentem-se ressabiados com a falta de tempo.

"O aluno tem de ter vida social, sair com os amigos, ir ao cinema, jogar bola, e o mais importante, saber exatamente aquilo que quer fazer. Se for prestar um vestibular no meio do ano, claro que terá de acelerar um pouco o processo nos estudos, e ficar atento às datas", diz Vera Lúcia. Já Nascimento aposta num trabalho um pouco mais intensivo para os vestibulandos de meio de ano, semelhante ao que poderia ser feito no final do ano pelos que prestarão vestibulares em dezembro.

"Se o estudante que vai prestar vestibular no meio do ano já tenha feito cursinho, é aconselhado que ele faça um intensivo de primeiro semestre para revisar as matérias que já foram vistas. Caso não tenha feito, o ideal é que faça um extensivo de março até dezembro, e preste o vestibular no próximo ano", recomenda ele. Nascimento acrescenta ainda que os estudantes devem buscar dicas importantes sobre a prova na própria instituição de Ensino Superior. "A depender do curso e da instituição escolhidos pelo aluno, a dica é pesquisar no site da universidade quais as matérias que cairão na prova, já que algumas instituições pedem matérias específicas para determinados cursos".

Vestibular Unir 2010: Veja o desempenho dos candidatos

redação Universo Educação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou o relatório de desempenho dos candidatos na segunda fase do vestibular 2010. A Partir de hoje, até o dia 15 de janeiro, a comissão recebe os recursos e a divulgação final está prevista para 26 de janeiro.

Confira o desempenho
(http://sia.ufmt.br/cev/unir2010/Desempenho_2fase/principal.asp)

Abstenção recorde na Uesc: 15,83%

redação Universo Educação

Chegou a 15,83% o índice de abstenção no vestibular da Universidade Estadual de Santa Cruz. O concurso na maior universidade pública do sul da Bahia teve 2.033 faltosos no domingo, primeiro dia de provas.

Na terça, faltaram mais 79 inscritos. Com isso, o total de ausentes nos dois dias chegou a 2.112. Um total de 445 inscritos deixarem de fazer provas no campus da Uesc. Os demais, em escolas de Itabuna e Ilhéus.

Cerca de 13.250 pessoas se inscreveram no vestibular da Uesc. No último dia de concurso, os candidatos farão provas de Matemática, Química e Física. O gabarito das provas tem link na capa do site.

UFPA faz retificação de gabarito da primeira fase do PSS

redação Universo Educação

O Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) divulgou a correção no gabarito da prova de geografia referente à primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010, realizada no último domingo, dia 10. As questões nº 17 e nº 19 da disciplina Geografia tiveram suas respostas retificadas, respectivamente, da alternativa “b” para “c” e de “c” para “b”.

“A banca da prova de Geografia entregou as questões em uma determinada ordem. Para fins de otimização da formatação no caderno de questões essa ordem foi alterada. Porém, o arquivo com o gabarito publicado no site não tinha acompanhado essa alteração”, explicou o coordenador pedagógico do CEPS. Tanto o antigo, quanto o novo gabarito estão disponíveis para consulta no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade.

O equivoco foi diagnosticado pela banca de Geografia e imediatamente corrigido. Apesar do contratempo, até o momento, nenhum recurso foi protocolado na Instituição

40.662 estudantes participaram da primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal do Pará. A prova foi reaplicada neste domingo, dia 10, em vinte e quatro municípios do Estado. 14,33% dos 47.513 candidatos que fariam a avaliação não compareceram, totalizando 6.851 faltosos, sendo 4.368 faltosos na Capital e 2.483 no interior do Pará. Este ano, 50.232 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 6.152 vagas, em 144 cursos de graduação.

Governo cria universidade para integrar na América

redação Universo Educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje a ata de criação da Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), um centro educativo destinado a incentivar à integração regional.

Instalada em Foz do Iguaçu, na fronteira com a paraguaia Ciudad del Este e a argentina Puerto Iguazú, a instituição vai oferecer aulas bilíngues em espanhol e português, e um programa inédito de estudos latino-americanos, conforme o projeto aprovado.

O presidente da Comissão de Implantação da Universidade, Hélgio Trindade, afirmou na cerimônia que a tríplice fronteira vai se transformar no "polo universitário da América Latina.

A Unila contará com um corpo docente de 250 professores internos e outros 200 visitantes, metade de brasileiros e a outra, de países vizinhos.

Em um prédio provisório, as aulas começarão no segundo semestre com 1 mil alunos, enquanto está em obras o campus desenhado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

A meta da instituição é abrigar 10 mil alunos, brasileiros e de outros países da região, em um prazo de cinco anos.

A seleção dos estudantes será realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), e os candidatos de outros países terão de passar por uma prova semelhante elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), encarregado de realizar o Enem.

O futuro campus ocupará uma área de 38,9 hectares em um terreno cedido pela hidroelétrica de Itaipu, a maior do mundo em funcionamento e cuja propriedade dividem o Brasil e o Paraguai.

A universidade terá seis prédios desenhados por Niemeyer e que foram inspirados no projeto da Universidade de Constantina (Líbano), uma de suas mais famosas obras, construída em 1969.

Nos primeiros semestres, a Unila oferecerá 14 cursos, vários deles, direcionados à política da região: Sociedade, Estado e Política na América Latina; Relações Internacionais e Integração Regional; e História e Direitos Humanos na América Latina.

Na área social e de humanas serão oferecidos cursos de Economia, Integração e Desenvolvimento; Comunicação, Poder e Mídias Digitais; Direito Internacional Comparado e Educação, Tecnologia e Integração.

Também haverá cursos nas áreas de Engenharia: Tecnologia das Energias Renováveis; Engenharia Civil; Gestão Integrada de Recursos Hídricos.

Além desses, outros cursos serão abertos como a Saúde Coletiva; Geografia, Território e Paisagem na Produção do Espaço; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; e Ecologia e Biodiversidade.

Orientados à formação de professores universitários, os cursos serão divididos em Ciências da Natureza; Interculturalidade e Integração; Esporte; Meio Ambiente e Políticas Sociais; e Políticas Linguísticas Latino-americanas.

"Quis" ou "quiz"?

Prof. Pasquale Cirpo Neto

A terminação das palavras "feliz" e "quis", do verbo "querer", tem som de "is". Mas a grafia não é a mesma numa e noutra palavra. Vejamos um exemplo tomado à canção "Bem que se quis", de Marisa Monte.

Bem que se quis
depois de tudo ainda ser feliz
mas já não há caminhos pra voltar.
E o que é que a vida fez da nossa vida?
O que é que a gente não faz por amor?

Essa música é italiana, de um napolitano chamado Pino Daniele, e foi vertida para o português por Nelson Motta. Diz a letra:

Bem que se quis depois de tudo ainda ser feliz...

"Quis" e "feliz" rimam entre si, mas "quis" se escreve com "s", e "feliz", com "z". "Quis" é forma do verbo "querer". Quando você conjugar o verbo "querer", simplesmente aposente a letra "z".
O verbo querer apresenta todas as formas grafadas com a letra "s".

quis
quisemos
quiseram
quisesse
quiséssemos
quisessem
quiser
quisermos
quiserem

Como se pode notar, em nenhuma das formas acima, pertencentes a modos e tempos verbais distintos, aparece a letra "z".



No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática.