quinta-feira, 6 de maio de 2010

Estudantes fazem manifestação e param trânsito

do Universo Educação

A Avenida Fernando Ferrari, em Vitória, ficou intransitável por cerca de 20 minutos - tempo suficiente para provocar um caos no trânsito. O motivo foi um protesto relâmpago dos estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Os universitários reivindicaram a finalização de cinco obras no Campus de Goiabeiras que teriam sido cedidos à Prefeitura de Vitória. A falta de professores e de infraestrutura dentro da Ufes também foram motivos para realização do protesto.


Caio Pimentel/leitor
Estudantes da Ufes fecham trânsito na Fernando Ferrari, em Vitória

Cerca de 100 universitários participaram da manifestação que começou na Avenida Fernando Ferrari e que terminou na Reitoria da universidade. O trânsito ficou muito tumultuado pelas Avenidas Fernando Ferrari (nos dois sentidos) e Reta da Penha (no sentido Vitória-Serra e para quem estava bem próximo da Ponte da Passagem).

A Polícia Militar, o Batalhão de Trânsito e a Guarda Municipal acompanharam de perto a manifestação dos universitários. Segundo as autoridades e os estudantes, não foram registradas agressões durante a manifestação. O Trânsito já esta normalizado.

De acordo com a assessoria da Ufes, o reitor na universidade, Rubens Rasseli se reuniu com o prefeito de Vitória para acordar o retorno das obras dos cinco prédios que a prefeitura está construindo no local. Segundo informações, as obras serão retomadas até o final deste mês. Já com relação a falta de professores foi pedido aos alunos que passassem as matérias que estariam sem aula, mas os universitários não repassaram a informação. Segundo a assessoria, há na universidade cerca 1.500 professores.

Estudantes Solidários recolhem agasalhos em escolas

do Universo Educação

O inverno está cada vez mais próximo e o frio já começou a dar as caras. Por isso o Kzuka, em parceria com a Six Travel, está visitando escolas da região levando uma proposta solidária e divertida aos alunos. O Recreio Solidário incentiva os estudantes a doarem agasalhos enquanto uma banda anima a garotada.



Em sua primeira edição, o projeto já é sucesso. Escolas que receberam o projeto demonstraram dedicação e engajamento à causa. Na última sexta-feira, a galera do Colégio São José arrecadou pelo menos 8 mil peças de roupas. Além do grande número de doações, as sacolas foram decoradas e ordenadas para serem distribuídas entre instituições sociais da cidade.

Outros colégios como o Mutirão Objetivo e o La Salle Carmo também deram show de solidariedade. No dia 14 de Maio, o Colégio São Carlos vai receber o projeto.

O projeto precisa de ajuda para transportar as doações e está à procura de empresas voluntárias. Para ajudar, ligue entre 14h e 18h para o (54) 3218.1229, com Paula.

Número: Giz, Gravidez

PROF. PASQUALE CIRPO NETO



A palavra "ônibus" é plural ou singular? É as duas coisas, assim como a palavra "lápis".

singular: o ônibus / o lápis
plural: os ônibus / os lápis

Por que isso acontece? Os substantivos terminados em "-s" são invariáveis quando paroxítonos ("lápis") ou proparoxítonos ("ônibus").

De um modo geral, no entanto, os substantivos terminados em "-s" formam o plural com o acréscimo de "-es" (desde que não sejam paroxítonos ou proparoxítonos).

Se a palavra termina em "-r" ou "-z", também forma o plural com "-es". Muitos duvidam de que "giz" tenha plural. Como "cruz", esse substantivo varia normalmente:

o giz
os gizes

Outros exemplos de palavras terminadas em "-z" ou "-r":

a luz / as luzes
a gravidez/ as gravidezes
o prócer/os próceres
o mar/os mares
a raiz/as raízes

No caso de dúvida, uma boa saída é a consulta a um bom dicionário.