quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cresce encerra Semana da Criança com recreação

Redação Universo Educação

A Creche-Escola Sementinha, cuja entidade mantenedora é o Grupo de Esposas de Deputados (Gedema), finalizou, na última sexta-feira (16), a programação da Semana da Criança com atividades de recreação no Clube dos Servidores da Assembleia Legislativa, no Maiobão. As atividades duraram toda manhã e delas participaram os quase 200 alunos da Sementinha, que foram levados para o local em ônibus climatizados.

Desde quarta-feira, 14, que a Creche-Escola desenvolve uma programação voltada para a semana das crianças, com ações dentro da sala de aula, envolvendo todas as turmas. Na quarta, houve cinema, apresentação de peças protagonizadas pelos alunos, hora do conto e almoço.

Na quinta-feira, aconteceram novas atividades recreativas em sala de aula e houve, por exemplo, a apresentação da peça “O reino dos mal-humorados”, oficina de arte, hora do conto e almoço.

Na sexta-feira, a programação recreativa foi mais ampla, com a saída dos estudantes, da creche, que fica ao lado do prédio da Assembleia, no Sítio do Rangedor, para a sede do clube do servidor.

A coordenadora pedagógica da Sementinha, professora Débora Cynthia Brito, disse que as atividades da creche-escola foram montadas com a finalidade de atender aos 194 alunos distribuídos em 10 turmas do maternal, 1º, 2º e 3º anos. Ao todo são 65 profissionais, entre graduados e pós-graduados, envolvidos no atendimento aos alunos.

A coordenadora pedagógica fez avaliação positiva das ações desenvolvidas durante a Semana da Criança e explicou que durante toda manhã do último dia de atividades, no clube do servidor, aconteceram vários tipos de recreação e olimpíadas, com a ajuda de dois pais por cada turma e de toda equipe pedagógica e administrativa, além de um palhaço da própria equipe da creche.

Segundo a coordenadora, os alunos apresentaram participação efetiva e ficaram entusiasmados com as opções oferecidas pela creche-escola. As turmas tiveram, por exemplo, passeios no trenzinho, pula-pula e distribuição de picolés e água.

Uneb oferece mais de mil vagas para Pós-Graduação a distância

Redação Universo Educação

As inscrições para o processo seletivo dos cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu, na modalidade ensino à distância, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foram prorrogadas até o dia 3 de novembro. Os candidatos devem acessar o site (www.vestibular.uneb.br) e fazer o pagamento da taxa de R$ 100.

A Uneb está oferecendo 1.520 vagas para quatro cursos de especialização - Gestão de Saúde, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Educação a Distância -, distribuídas em 20 pólos, sediados em cidades do estado.

''A Sos'' e ''Sos''?

Prof. Pasquale Cipro Neto




"À medida que" ou "à medida em que"?
Diz-se "à medida que" ou "à medida em que"?Qual a forma correta?

"Ela quer ficar a só"
ou
"Ela quer ficar a sós"?

O programa foi às ruas saber a opinião de algumas pessoas. De sete entrevistados, três erraram e quatro utilizaram a forma correta:

Ela quer ficar a sós.

Quando utilizamos a preposição "a", a expressão é fixa, invariável, nunca se flexiona:

Eu quero ficar a sós.
Ela quer ficar a sós.
Nós queremos ficar a sós.
Elas querem ficar a sós.

E se tirarmos a preposição "a"? Nesse caso "sós" passa a ser adjetivo e, dessa forma, precisa concordar em número com o pronome ou substantivo com que se relaciona:

Eu quero ficar .
Ela quer ficar .
Nós queremos ficar sós.
Elas querem ficar sós.

Uma dica: o "", nesse segundo caso, equivale a "sozinho".
Substitua uma palavra pela outra e veja se a frase faz sentido: "Eu quero ficar a sós." / "Eu quero ficar a sozinhos." Não faz o menor sentido, não é?

Mas no outro caso a substituição dá certo. Não há como errar!

Eu quero ficar . / Eu quero ficar sozinho.
Ela quer ficar . / Ela quer ficar sozinha.
Nós queremos ficar sós. / Nós queremos ficar sozinhos.
Elas querem ficar sós." / "Elas querem ficar sozinhas.





No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática.