quinta-feira, 8 de abril de 2010

Inscrições para Vestibular de Biocombustivel, Agroindustria, termina dia 12

do Universo Educação

Encerram no próximo dia 12, as Inscrições para o Vestibular e-Tec Brasil para os cursos de Biocombustível e Agroindústria da UAB Cachoeira

A inscrição para este Processo Seletivo deverá ser feita até às 18 horas do dia 12 de abril de 2010 , através do preenchimento da ficha de inscrição no site
http://ces.ufpel.edu.br do pagamento da taxa correspondente junto à Caixa Econômica Federal.

Os interessados que não tiverem acesso a internet poderão fazer inscrição direto no Polo e-Tec (junto ao Polo UAB), Rua David Barcelos - 270

O valor da inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais) e será gerado um boleto bancário para recolhimento nas agências da Caixa Econômica Federal. A inscrição só será efetivada após quitação do pagamento.

Estão habilitados à inscrição no processo seletivo candidatos que possuam o Ensino Médio (curso de 2o Grau ou equivalente) completo ou que possam concluir o Ensino Médio (curso de 2o Grau ou equivalente) até a data de início das aulas.

As provas serão realizadas no dia 18 de abril de 2010, das quatorze (14h) às dezessete horas (17h), na Escola Borges de Medeiros

ProUni oferece 'sobra' de bolsas á alunos que faz faculdade

do Universo Educação

O governo federal abriu 164.596 vagas para este primeiro semestre, das quais 79.440 ficaram em aberto na primeira chamada da seleção. O Ministério da Educação (MEC) ainda não totalizou o número de bolsas que sobraram depois da segunda chamada, mas afirmou que há sobras.

As universidades conveniadas com o Prouni são obrigadas a reservar entre 8,5% e 10% de suas vagas aos bolsistas. O interessado em concorrer pode procurar a secretaria da universidade e perguntar se há bolsas sobrando.

Caso haja mais interessados que bolsas, as universidades deverão dar prioridade aos alunos mais bem classificados no vestibular, no caso de quem entrou neste ano, ou com maior nota. Professores da rede pública e candidatos indígenas têm preferência.

Não é necessário ter feito o Enem para concorrer a essas bolsas, segundo a Secretaria da Educação Superior. Mas os critérios econômicos continuam valendo: só pode concorrer à bolsa quem fez todo ensino médio em escola pública, ou teve bolsa em escola particular.

A bolsa integral é concedida para candidatos com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. No caso de bolsa parcial, de 50%, a renda familiar não pode ultrapassar 3 salários mínimos por pessoa.

As universidades têm até 16 de abril para enviar o cadastro dos novos bolsistas.

Alunos da rede municipal de ensino são mobilizados contra a Dengue

do Universo Educação

Hoje foi o dia ‘D de Combate à Dengue’ e nesta data, alunos da rede municipal de ensino reforçaram a luta contra o avanço da doença na periferia da capital. Orientados em sala de aula, eles estão ampliando as informações sobre o combate aos focos do mosquito transmissor e durante o evento de exposição sobre o Dia D, realizado no Centro de Convenções, eles puderem apresentar de que forma têm contribuído na conscientização para a prevenção de novos casos.



Alunos da Escola Municipal Elza Lira vestiram as mascaras simbolizando
o mosquito.



Sabedores dos maus causados pela dengue e já conscientes dos sintomas da doença, os estudantes, depois de terem sido estimulados em sala de aula, mostraram, por meio de cartazes e explanações, as lições aprendidas nas escolas. Eles contaram que as iniciativas vão, desde a realização de campanhas pelas ruas das comunidades, até a apresentação de peças teatrais. Nas dramatizações os grupos mostram as situações de risco para o surgimento de focos da dengue. A fórmula é aplicada com sucesso na Escola Municipal Luiza Suruagy, no bairro do Ouro Preto.

No Centro Municipal de Educação Infantil São Sebastião, na comunidade São Sebastião, no bairro do Prado, o envolvimento com o tema existe desde 2005. Ano passado, a ênfase do trabalho destacou o acondicionamento do lixo e o destino dos resíduos.

Informação sendo aplicada na prática

Outra iniciativa para o combate à Dengue acontece na Escola Municipal Corintho da Paz, na Cidade Universitária. Os estudantes têm participado de discussões e, a partir de agora, aplicarão experiências para repelir a presença do mosquito. Uma delas será a utilização de limões e cravos, que são repelentes naturais à presença dos insetos. A responsável pelo trabalho é a professora Silvana Rodrigues. Desde que se envolveu com a campanha, ela tem pesquisado iniciativas criativas para ensinar aos estudantes.

E a prova de que o trabalho tem repercussão foi demonstrada pelos alunos do 2º período da Escola Municipal Elza Lira, no conjunto Selma Bandeira. Os estudantes Harley Patrik (4), Carlos Henrique (6) e Nicolas Yuri (5) chamaram a atenção de quem passava. Com máscaras que lembravam mosquitos, eles explicavam por meio de desenhos como eliminar os criadouros dos insetos.

A professora Cláudia Couto confirmou que o trabalho desenvolvido consegue atingir os pais. Isso ocorre de modo espontâneo já que os alunos são estimulados a vigiar se a família está se prevenindo. A diretora da escola, Carmen Lúcia Souza, lembrou que o tema ‘Dengue’ já faz parte do projeto pedagógico de todos os professores.

Notificações

Alagoas notificou, só este ano, 4.287 casos de dengue nos três primeiros meses deste ano. Para o governador Teotônio Vilela Filho, que também participou do ‘Dia D’, os dados mostram que a população deve fazer o dever de casa e tomar os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito. “Manter fechadas as caixas d’água, tonéis e barris, colocar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras sempre bem fechadas, além de não jogar o lixo em terrenos baldios e não deixar a água da chuva acumulada sobre lajes de prédios e residências são algumas das precauções mais importantes”, alertou o governador.

Ministério da Educação corta curso de medicina

do Universo Educação

O Ministério da Educação determinou, a suspensão de 570 vagas de cursos particulares de medicina. Oito deles tiveram que reduzir a oferta de vagas e um deles, o da Universidade Iguaçu, em Nova Iguaçu, foi fechado.

A determinação aconteceu porque todos esses cursos obtiveram resultado insatisfatório em avaliações do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) ou na visita da comissão de especialistas formada pelo Ministério.

A Universidade Iguaçu foi fechada por não ter cumprido o prazo de dois meses para melhorar a qualidade da oferta de ensino. A comissão, que é presidida pelo ex-ministro da Saúde Adib Jatene visa acabar com o problema da má qualidade de cursos de medicina, que, segundo ele, é “antigo e crônico”. “Em outras carreiras, um profissional incompetente não consegue. Mas na medicina isso é diferente porque faltam médicos, isso não há dúvida. Mas não queremos médicos formados de qualquer jeito”, apontou.

As universidades de Marília, Severino Sombra e Iguaçu (campus Itaperuna) estavam com os vestibulares suspensos por determinação do MEC. Como cumpriram parcialmente as medidas de saneamento, elas foram reautorizadas a admitir novos alunos, mas tiveram que reduzir o número de vagas.

Veja as Instituições que tiveram a redução das Vagas

- Universidade de Marília (São Paulo, menos 50 vagas);
- Universidade Severino Sombra (Rio de Janeiro, menos 80 vagas);
- Universidade Iguaçu (campus Itaperuna, Rio de Janeiro, menos 140 vagas);
- Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Rondônia, menos 40 vagas);
- Faculdade São Lucas (Rondônia, menos 60 vagas).
- Centro Universitário de Volta Redonda (RJ), da Faculdade de Medicina do Planalto Central (DF) e da Universidade de Ribeirão Preto (SP): foi aberto um processo para redução de vagas, mas ainda não há definição sobre o número.

Supervisão

O processo de supervisão dos cursos de medicina teve início em 2007. Os cursos com notas 1 e 2 no Enade, consideradas baixas, sofreram medidas cautelares como suspensão de vestibular ou corte de vagas. Todas as instituições tiveram um prazo para promover as mudanças necessárias e em seguida foram visitadas pela comissão de especialistas.

Após a visita da comissão nas instituições, o principal problema detectado foi a falta de campo de treinamento. Faltam hospitais para que os alunos possam fazer a residência nos últimos anos do curso. “Você não ensina informática sem computador nem medicina sem os doentes”, explicou Jatene.

Atualmente, 27 instituições aguardam parecer do MEC para abrir graduações em medicina.