quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ENEM: Professores falam de assuntos que alunos devem estudar

Redação Universo Educação

De olho na condensação de conteúdos do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concentre sua energia nos estudos em duas variáveis: elimine temas excluídos e se dedique a assuntos que têm tudo para figurar entre as 180 questões da prova. Para eliminar incógnitas dessa equação, O jornal Correio ouviu um time de professores que pontuou, em cada disciplina, o que o estudante deve focalizar. Com 10% menos de conteúdo do que um vestibular tradicional, o exame é apontado como uma avaliação mais simples.

Não haverá cobranças de conceitos específicos, que serão exigidos apenas em correlação a outros assuntos. O modelo já é conhecido nos colégios e cursos da Bahia, em razão do vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que já utiliza questões com este novo padrão.

Para otimizar o tempo, lembre-se de que a prova está pronta desde a primeira semana de agosto. Ou seja, o que aconteceu depois não será contemplado no exame.

Continue atento


Geografia
Não deve cair questão regionalizada sobre relevo e vegetação da Bahia, por exemplo. Por outro lado, pode ser tema de questão assuntos em que a Bahia tem projeção nacional (petróleo ou Pólo Petroquímico de Camaçari). A prova de Ciências Humanas será de correlação e podem constar questões geopolíticas contemporâneas como as crises políticas na América Latina e Oriente Médio.


Márcia Kalid, do Colégio Oficina

História
Prova de caráter abrangente, o professor pede concentração do século 18 e 19 em diante (Idade Contemporânea). A sugestão é de que o candidato estude a partir da revolução industrial, a evolução do capitalismo, os conflitos decorrentes do crescimento do capitalismo. São indicados livros de Claudio Vicentino e Francisco Alencar.


Renato Afonso, do Colégio Oficina e Gregor Mendel

Química
Ficam de fora pilhas, modelos atômicos, estudo dos gases, termoquímica e cálculos de equilíbrio. O aluno deve estar atento às questões sobre petróleo (relacionado a hidrocarbonetos), funções inorgânicas, meio ambiente e poluição (relacionado com óxido, ácidos, bases e reações), separação de mistura.


Wanderby Matos Junior, professor Central do Vestibular

Candidatos montam suas estratégias para o novo exame
Apesar das mudanças no Enem, a maioria dos alunos não desprezou os assuntos excluídos no novo exame, pois o conteúdo servirá para outras provas, como da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por exemplo, que não adotou o exame nacional.

Mesmo tendo estudado funções morfossintáticas e história literária - assuntos retirados da prova de português -, a aluna do Sartre COC Elaine Gomes de Andrade, 20 anos, acredita não ter perdido tempo, já que sua pretensão é passar em jornalismo na Universidade Federal da Bahia. “Meu objetivo é entrar na Ufba e pra isso me dedico muito, mas estou inscrita no Enem para arriscar em outras universidades fora do estado”.

Ela contou que a mudança pegou todos do cursinho de surpresa, mas dias depois a direção do pré-vestibular realizou um simulado baseado na nova proposta do Enem. “O exame anterior era superficial, cobrava algumas habilidades e competências. O novo será mais dinâmico porque terá mais espaço para atualidades”, avaliou a jovem.

Estratégia
Bruna Barbosa dos Santos, 18, colega de Elaine, também disse que a nova avaliação não mudará seu plano de estudo. “Embora assuntos essenciais tenham sido retirados, isso não altera em quase nada, pois vou fazer o vestibular da Uneb. A pontuação do Enem usarei para tentar uma vaga em alguma faculdade particular”.

Aluna também do Sartre COC e estudando apenas para o exame do Enem, Luciana Kelly Santos Barbosa, 22 anos, contou que há dois meses tem se dedicado às atualidades. “Tenho lido bastante sobre os 40 anos da astronomia, completados em julho deste ano, por exemplo.

Atualidades - Tudo que você precisa saber para se dar bem na prova Para obter um bom rendimento no Enem 2009, especialistas ouvidos pelo CORREIO foram unânimes em destacar a grande influência de temas da atualidade na prova. Sobretudo o que foi destaque, no Brasil e no mundo, em jornais, revistas e sites de notícia até agosto, quando as 180 questões, mais a redação, foram elaboradas. Pensando nisso, o Correio publicará diariamente, até 2 de outubro, os assuntos que poderão cair no Enem.

Barack Obama
Em 20 de janeiro, o mundo parou para assistir à posse de Barack Obama como presidente dos EUA, o primeiro negro a assumir a Casa Branca. Durante a campanha, Obama, filho de um intelectual queniano com uma estudante do estado do Kansas, prometeu mudar drasticamente a política externa conduzida pelo antecessor, George W. Bush, sobretudo em relação ao Iraque e ao Afeganistão. Contudo, nos últimos meses vem enfrentando uma queda de popularidade.

Pré-sal
descoberta de grandes reservas de petróleo abaixo da camada de sal do Atlântico, entre cinco mil e sete mil metros abaixo do nível do mar, pode fazer comque o Brasil se situe entre os maiores produtores do mundo. Contudo, os estados onde as jazidas foram localizadas – Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo - reivindicam maior participação na grana gerada pela produção (royalties), enquanto o restante pede uma distribuição equânime dos recursos.

Poder em Cuba
Desde que Raúl Castro assumiu o governo cubano, em março de 2008, em substituição ao irmão, Fidel castro, cresceram as pressões internacionais, principalmente de países da América Latina, para que os Estados Unidos suspendam o embargo econômico imposto à nação caribenha desde 1962. Diante da recusa, Castro endureceu o tome disse que está aberto ao diálogo, desde que os EUA e a União Europeia não tentem modificar o sistema político e econômico de Cuba.

IFMT abre inscrições para Vestibular 2010

Redação Universo Educação

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2010/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) para os campi Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva e Cuiabá – Bela Vista. As inscrições vão até 14 de outubro. As provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. São oferecidas 135 vagas. Os candidatos ingressarão o primeiro semestre do ano letivo de 2010.

Para o Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, estão abertas 50 vagas para o curso de Tecnologia Redes de Computadores para o período matutino e 35 vagas para o curso de Secretariado Executivo (Bacharelado) para o período noturno. Para o Campus Cuiabá – Bela Vista são 50 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, sendo 25 vagas para o período matutino e 25 para o noturno.

A inscrição deve ser feita pelo site do IFMT (www.cefetmt.br
) até o dia 14 de outubro. O candidato que não tem acesso a internet pode fazer sua inscrição no IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. A taxa da inscrição é de R$ 80 e pode ser paga em qualquer agência bancária até o dia 15 de outubro respeitando o horário de funcionamento das agências bancárias. A validação da inscrição será divulgada no site e nos murais do Instituto a partir do dia 20 de outubro.

Das provas

Conforme o edital as provas serão realizadas em dois dias. No dia 08.11 (domingo) serão realizadas as provas de Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Física Química, História, Geografia, Biologia, Língua Estrangeira: Inglês e Espanhol, o horário será das 8h às 12h30. No dia 9.11 (segunda-feira), das 8 às 10h, será realizada a prova de Redação.

Candidato PNE

O Candidato Portador de Necessidades Especiais que participará do vestibular, além de apresentar os documentos exigidos no ato da inscrição, deve protocolar o Atestado Médico indicando o tipo, grau ou nível de necessidade, com referência ao código de Classificação Internacional de Doença – CID; Requerimento solicitando o tipo de atendimento necessário a ser adotado para o caso específico, nos dias das provas.

Xinga Surras diminuem o QI das crianças, Diz estudo

Redação Universo Educação

Uma boa surra pode deixar uma marca na criança que é pior do que o desenho vermelho das mãos. Palmadas e outras punições corporais atrasam a inteligência infantil, segundo demonstra um novo estudo.

O Q.I. (quociente de inteligência) de crianças entre 2 e 4 anos que receberam palmadas regulares de seus pais caiu mais de cinco pontos no decorrer de quatro anos, comparado com o de crianças que não levaram palmadas.

"O lado prático disso é que os pediatras e psicólogos precisam começar a fazer o que nenhum deles faz agora, e dizer, 'não batam, sob qualquer circunstância'", diz Murray Straus, sociólogo da Universidade de New Hampshire, em Durham, que capitaneou o estudo juntamente a Mallie Paschall, do Centro de Pesquisa e Prevenção em Berkeley, na Califórnia.

Sem desculpas

Essas não são as primeiras evidências de que bater em crianças traz um custo: muitos estudos prévios já sugeriam a associação, e um estudo recente a partir de tomografias do cérebro descobriu que crianças severamente castigadas com surra tiveram baixo desempenho cerebral na faixa "verde" --que inclui neurônios-- comparadas com outras crianças. Estresse, ansiedade e medo talvez expliquem por que surras tornam lento o desenvolvimento cognitivo.

No entanto, os novos pesquisadores fazem uma ligação mais forte no relacionamento de causa e efeito entre surras e inteligência do que outros estudos, afirma Elizabeth Gershoff, pesquisadora de desenvolvimento infantil da Universidade do Texas, que não está envolvida no novo trabalho. Isso porque ele examina crianças no decorrer de quatro anos, além de calcular muitas variáveis passíveis de confusão, como a etnia dos pais, educação e se eles faziam leituras para as crianças ou não.

Straus e Paschall analisaram dados coletados nos anos 1980 como parte de uma pesquisa nacional de saúde infantil. Em 1986, um estudo anterior mensurou o Q.I. de 1.510 crianças com idade entre 2 e 9 anos, e também observou a frequência suas mães as submetiam a punições corporais. Os pesquisadores repetiram os testes quatro anos depois.

Os pesquisadores separaram as crianças em dois grupos de idade --2 a 4 anos e 5 a 9-- porque alguns psicólogos infantis afirmam que surras ocasionais são aceitáveis em crianças mais novas, mas não em crianças mais velhas.

Abaixo às palmadas

As projeções revelaram que 93% das mães que bateram em crianças de 2 a 4 anos ao menos uma vez por semana, e que 58% recorreram à disciplina física com crianças mais velhas. Quase metade das mães das crianças mais novas bateram em seus filhos três ou mais vezes por semana, apontaram Straus e Paschall.

Quatro anos depois, as crianças mais novas que jamais apanharam de suas mães tiveram um ganho de 5.5 pontos de Q.I., se comparadas com crianças que sofreram punições corporais, enquanto os mais velhos que não apanharam ganharam 2 pontos de Q.I. em relação aos que não apanharam.

Estes resultados põem em dúvida a prática de surra apenas nas crianças mais novas, diz Straus. "Uma das ironias mais cruéis é que as crianças novas são mais propensas a risco porque seus cérebros têm partes de desenvolvimento ainda em formação".

Apesar da conclusão dos cientistas, a palmada não é uma garantia de mediocridade intelectual.

Nas crianças mais novas, o atributo que fez mais diferença para a pontuação do Q.I. era se as mães estimulavam ou não a capacidade cognitiva. Isto era mais importante do que qualquer outra coisa, incluindo o castigo corporal.

"Digamos que você tem uma criança que tem pais educados, que apoiam e dão estimulação cognitiva, mas que batem: estas crianças vão ficar bem de qualquer modo, talvez não tão bem se não apanhassem", afirma Strauss.

Entretanto, ele tem pouca paciência com o argumento de que a surra complementa aquilo que a disciplina não cobre. "A pesquisa simplesmente não mostra isso", diz ele. "Bater não funciona melhor com crianças pequenas".

"Eu bati nos meus filhos quando eles eram pequenos: desejo que não isso não aconteça, agora que sei a respeito".

Cemáfaro foi instalado em escolas de Deficientes Visuais

Redação Universo Educação

Com a inauguração do semáforo sonoro em frente à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, na Rua Pedro Monteiro, Centro, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), encerrou a programação da Semana Nacional do Trânsito. Essa ação facilita a travessia da rua, não só para os portadores de deficiência visual, como também para a população em geral, representando mais segurança.

A solenidade foi prestigiada pelo coronel Jorge da Silva Coutinho, superintendente da SMTT, bem como por técnicos do órgão, e contou com a participação da diretora da escola, Marileide Maria dos Santos, e de vários portadores de deficiência visual.

A SMTT deverá implantar mais dez semáforos sonoros, nos seguintes locais: Avenida Gustavo Paiva - Shopping Maceió; Avenida Dona Constança de Góes Monteiro - Shopping Maceió; Avenida Dona Constança de Góes Monteiro - Colégio São Lucas; Avenida Álvaro Otacílio - Hotel Ponta Verde; Avenida Antônio Gouveia - Iate Clube Pajuçara; Praça Centenário - Avenida Moreira e Silva; Praça Centenário - Avenida Tomás Espíndola; Avenida Tomás Espíndola - Colégio Madalena Sofia; Avenida Fernandes Lima - Caixa Econômica Federal / Operadora Claro;e Avenida Fernandes Lima – Companhia Energética de Alagoas (Ceal).

Para a diretora Marileide Maria dos Santos, a implantação desse semáforo foi uma excelente ideia, já que a sua instalação facilita a locomoção dos portadores de deficiência visual que, para atravessar a rua, não precisarão mais de ajuda, proporcionando o exercício de seu autocontrole e independência. “Aqui são 108 deficientes visuais, entre cegos e de baixa visão” , afirma.

Na programação da comemoração da Semana Nacional do Trânsito, várias outras atividades foram desenvolvidas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, como etapas dos projetos Bate Forte Coração, Carroceiro Legal, Madrugada Viva, além do lançamento da Gincana de Educação de Trânsito para alunos de escolas da rede pública municipal.

O superintendente da SMTT, Coronel Jorge da Silva Coutinho, disse que considera positivo o resultado de todas essas ações realizadas na Semana Nacional do Trânsito, pois o órgão conseguiu colocar em prática todas as etapas programadas, despertando a atenção do cidadão maceioense para uma reflexão de um trânsito mais seguro e de uma melhor qualidade de vida.

A Nova Ortográfia

Redação Universo Educação

As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009. Oito países, onde o português é língua oficial, vão precisar ajustar sua gramática às novas regras, que têm como objetivo unificar as diferentes grafias. No Brasil, as principais mudanças serão a eliminação de alguns acentos e do trema, além da adoção de novas regras para o hífen. Esta é a quinta vez que a ortografia da língua portuguesa passa por reformas. As regras ortográficas atuais continuarão a ser aceitas até dezembro de 2012.

ALFABETO COM 26 LETRAS
O alfabeto incorpora as letras k, w e y, que serão usadas para escrever:
1) símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), w (watt);
2) palavras e nomes estrangeiros e seus derivados: show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, Kafka, kafkiano.

TREMA

O trema deixa de ser usado, a não ser em nomes próprios e derivados. Palavras como lingüiça, seqüestro, tranqüilo deixam de ter trema. No entanto, o acento continua a ser usado em palavras estrangeiras e seus derivados: Müller e Bündchen são exemplos.

ACENTO AGUDO

O acento agudo não será mais usado nos ditongos abertos ei e oi de paroxítonas (que têm acento tônico na penúltima sílaba). Palavras como idéia, assembléia e jibóia perdem o acento agudo. As oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis continuam a ser acentuadas: chapéu(s), papéis, herói(s), troféu(s).

Palavras paroxítonas com i e u tônicos perdem o acento quando vierem depois de ditongo. Por exemplo, feiúra, baiúca, bocaiúva ficam feiura, baiuca, bocaiuva. No entanto, o acento permanece se a palavra for oxítona e, o, i ou o u estiverem no final ou seguidos de s. Exemplos são Piauí, tuiuiú, tuiuiús.

Formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com u tônico precedido de g ou q e seguido de e ou i também perdem o acento agudo. Verbos como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir) mudam e passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem.

ACENTO CIRCUNFLEXO

O acento circunflexo não será mais usado nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e derivados. Por exemplo: ‘eles crêem’, ‘que eles dêem’, ‘todos lêem’, ‘as meninas vêem’ passam a ser escritos desta forma: ‘eles creem’, ‘que eles deem’, ‘todos leem’ e ‘as meninas veem’. Palavras terminadas em hiato (oo) também vão sofrer mudanças: enjôo, vôo e magôo ficam enjoo, voo e magoo. No entanto, permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter, vir e derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir, etc). Exemplos: ele tem dois carros/eles têm dois carros; ele vem de Sorocaba/eles vêm de Sorocaba.

ACENTO DIFERENCIAL
Os acentos agudo e circunflexo não serão mais usados para diferenciar as seguintes palavras:
1) pára (flexão do verbo parar) de para (preposição);
2) péla (flexão do verbo pelar) de pela (combinação da preposição com o artigo);
3) pólo (substantivo) de polo (combinação antiga e popular de ‘por’ e ‘lo’);
4) pélo (flexão do verbo pelar), pêlo (substantivo) e pelo (combinação da preposição com o artigo;
5) pêra (substantivo – fruta), péra (substantivo arcaico – pedra) e pera (preposição arcaica).
O acento circunflexo permanece para diferenciar pôde (passado do verbo poder) de pode (presente do verbo poder). Permanece também o acento para diferenciar pôr (verbo) de por (preposição). O uso do circunflexo para diferenciar as palavras forma (formato) e fôrma (de fazer bolo) é facultativo.

HIFEN

Depois de prefixo, quando a segunda palavra começar com s ou r, as consoantes devem ser duplicadas. Exemplos: antirreligioso, antissemita, contrarregra. No entanto, o hífen será mantido quando os prefixos terminarem com r, como hiper-, inter- e super-. Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.

Não usa-se o hífen quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra começar com uma vogal diferente. Exemplos: extraescolar, aeroespacial, autoestrada.

Sempre usa-se o hífen diante de h. Observe os exemplos: anti-higiênico, super-homem.
Prefixo terminado em vogal:

1) não usa-se hífen diante de vogal diferente: autoescola, antiaéreo.
2) Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.
3) Não usa-se também diante de r e s, e dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom.
4) Usa-se hífen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.
Prefixo terminado em consoante:
1) usa-se o hífen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário.
2) Não usa-se hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico.
3) Não usa-se também diante de vogal: interestadual, superinteressante.
Com o prefixo sub, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por r: sub-região, sub-raça etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen: subumano, subumanidade. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano. O prefixo co une-se em geral com a segunda palavra, mesmo quando esta se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar.
Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen: vice-presidente, vice-rei, vice-almirante. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, sempre usa-se o hífen: ex-aluno, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação, pré-vestibular, pró-europeu.

PRONÚNCIA DE VERBOS
Há variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo. Se forem pronunciadas com a ou i tônicos, essas formas devem ser acentuadas. Exemplos: verbo enxaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues, enxáguem. No verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem; delínqua, delínquas, delínquam.

Se os verbos forem pronunciados com u tônico, essas formas deixam de ser acentuadas. Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada mais fortemente que as outras): verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam, enxague, enxagues, enxaguem. verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem, delinqua, delinquas, delinquam. Obs: no Brasil, a pronúncia mais corrente é a primeira, com a e i tônicos.

Univates promove concurso de leitura em lingua inglesa

Redação Universo Educação

Estão abertas as inscrições para o II Concurso de Leitura em Língua Inglesa, que ocorrerá no dia 23 de outubro e dirige-se a alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Com o objetivo de estimular o gosto pelo aperfeiçoamento da língua inglesa nos estudantes da região, o Concurso visa a conscientizar os alunos da necessidade de uma pronúncia correta das palavras, com entonação e ritmo adequados na expressão oral.

O evento, que integra a Maratona Univates e o projeto “Aperfeiçoando o Ensino da Língua Inglesa no Vale do Taquari – Recursos Pedagógicos e Tecnológicos”, ocorrerá no Auditório do Prédio 3, a partir das 8h30. A seleção do aluno para a participação final do Concurso será realizada por seus professores em salas do Prédio 3 da Univates. Cada escola deve credenciar, no mínimo, um professor de Língua Inglesa responsável, o qual fará a seleção de um aluno de sua escola. A escolha final do primeiro selecionado de cada escola será logo após o Concurso, no Auditório do Prédio 3.

O primeiro colocado de cada escola receberá um certificado de participação; os três primeiros classificados para a final do Concurso receberão um brinde; e a escola, o aluno e o professor responsável receberão pontuação conforme regulamento da Maratona Univates 2009.