terça-feira, 27 de abril de 2010

Professora é acusada de Racismo

do Universo Educação

Estudantes da oitava série da Escola Estadual Doutor João Palma Guião, em Ribeirão Preto, acusam uma professora de língua portuguesa de tecer frase racista contra uma aluna de 14 anos. O diretor Elias Fernando nega atitude preconceituosa por parte da professora, que não foi encontrada.

As duas teriam se desentendido quando a aluna tentou entrar na sala em que a professora lecionava para entregar um aparelho celular para outra estudante.

Segundo a estudante e outros alunos que presenciaram a cena, quando a adolescente tentou entrar na sala, a professora fechou a porta. Elas começaram a discutir e a professora a teria chamado de "neguinha do cabelo esticado", segundo elas.

Após o episódio, durante o intervalo de aulas, os alunos gritaram a palavra "preconceito" para a professora.

Elias confirma a discussão e o motivo, mas diz que a docente foi ofendida pela aluna. "Ao ser chamada de gorda, a professora retrucou: ‘Você também não se enxerga?’."

A Secretaria da Educação do Estado diz que chamou aluna e professora para reunião para esclarecer os fatos.

Masculino de "primeira-dama"

PROF. PASQUALE CIRPO NETO



Quando um homem é eleito prefeito, sua mulher se torna a primeira-dama da cidade. A mulher do governador torna-se a primeira-dama do Estado, e a do presidente, primeira-dama da nação. Mas como deveríamos chamar o marido de uma mulher que tenha sido eleita para um desses cargos?

Para responder a essa pergunta, precisamos descobrir o masculino de "primeira-dama". Basta pegarmos o masculino de "dama", que é "cavalheiro", e formar o substantivo composto "primeiro-cavalheiro". Essa construção pode parecer estranha, mas ela é correta:

primeira-dama
primeiro-cavalheiro


É importante não confundir "cavalheiro" com "cavaleiro", que é a pessoa que monta a cavalo.

Ser professor

do Universo Educação

Os cursos de licenciatura destinam-se à formação de professores. Uma de suas principais características, é que além de ensinar as disciplinas relativas ao curso escolhido pelo aluno, também ensinará técnicas específicas para se transmitir conhecimento a outras pessoas.

Se o candidato a um curso de licenciatura quer dar aulas na Educação Infantil ou nas séries iniciais (1ª a 4ª séries), deve cursar o Normal Superior ou Pedagogia, com habilitação específica. Entretanto, se o objetivo é lecionar nas séries finais, como Ensino Fundamental (5ª a 8ª) e no Ensino Médio, cursinhos pré-vestibulares e universidades, é necessário optar pela faculdade da disciplina à qual pretende lecionar. Nesse caso, os principais cursos são: Letras, para formação em Português, Inglês ou Espanhol e suas respectivas literaturas. Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Artes, Educação Física, etc.

Geralmente, os cursos de licenciatura em disciplinas específicas, têm duração de quatro ou cinco anos, nos quais o aluno estuda, entre outras coisas, assuntos relacionados à didática, psicologia e filosofia, fundamentos da política educacional, gerenciamento e avaliação do aprendizado, além de fazer estágios em escolas e cursos colocando em prática as habilidades aprendidas durante a faculdade.

Mercado de trabalho: O mercado educacional é um dos setores com maior déficit de mão-de-obra no País. A competitividade entre profissionais leva à busca constante pelo aperfeiçoamento e aumenta, cada vez mais, a demanda por professores em todas as áreas do conhecimento.

Dica: Em muitos casos, os cursos de licenciatura são em conjunto com o bacharelado. Quando o curso for misto, ou com dupla habilitação, o aluno pode escolher uma modalidade para se diplomar e cursar as matérias específicas ou receber dupla certificação, o que aumenta suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Um bom exemplo, é o curso de Letras, que forma profissionais não apenas para dar aulas,mas também para trabalhar como profissional liberal ministrando cursos em empresas, ser tradutor e intérprete, revisor de texto, secretário bilíngüe/trilíngue, ou desenvolver pesquisas nas áreas relacionadas ao uso da línguagem.

Unesp recebe pedidos de redução do Vestibular

do Universo Educação

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) recebe, os pedidos de redução de 50% do valor da taxa para o Vestibular Meio de Ano, com oferta de 550 vagas em cursos nas cidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Jaboticabal, Ourinhos, Registro e Sorocaba. Os interessados em pagar a taxa reduzida, de R$ 55,00, deverão preencher, imprimir e assinar o requerimento, disponível até as 16 horas de 29 de abril, no site
www.vunesp.com.br, além de remeter até o dia seguinte a documentação, conforme estipulado nos "critérios para solicitação de redução do valor da taxa de inscrição", disponíveis para consulta na página do exame.

O benefício, em conformidade com a Lei Estadual nº. 12.782, de 20 de dezembro de 2007, é concedido a candidatos que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados e ainda sejam estudantes (no ensino médio ou equivalente, em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação). A taxa de inscrição para quem não se enquadra na referida lei é de R$ 110,00.

Os cursos oferecidos no meio de ano são administração (Jaboticabal), agronomia (Ilha Solteira e Registro), geografia (Ourinhos), zootecnia (Dracena e Ilha Solteira) e as engenharias ambiental (Sorocaba), civil (Ilha Solteira), de controle e automação (Sorocaba), de produção (Bauru), elétrica (Ilha Solteira) e mecânica (Ilha Solteira).

Em relação ao Vestibular Meio do Ano aplicado em 2009, a diferença é a aplicação no sistema de duas fases, como feito no Vestibular 2010, realizado no final de 2009. Outra mudança é a saída dos cursos de administração de Tupã, oferecidos nos períodos diurno e noturno, com 40 vagas por período. Estas carreiras serão oferecidas no Vestibular 2011.

A Unesp utilizará a nota do Enem 2009 para composição da nota final dos candidatos habilitados para a segunda fase. A aplicação da Prova de Conhecimentos Gerais (primeira fase) está marcada para o dia 13 de junho, com 90 questões de múltipla escolha. O resultado desta etapa será divulgado em 25 de junho. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 4 e 5 de julho, com questões dissertativas e redação. O resultado final está previsto para 21 de julho, cinco dias antes das matrículas dos convocados.

Genero: "champanhe" "grama" "moral" "libido"

PROF. PASQUALE CIRPO NETO



Em Belém do Pará, não é difícil ouvir alguém dizer: "Levei uma tapa".

Um rápida consulta ao dicionário nos esclareceria que "uma tapa", "um tapa", "o tapa" e "a tapa" são formas corretíssimas. Trata-se de uma palavra que pode ser tanto do gênero masculino como do gênero feminino.

Caso semelhante ao de "tapa" é o de "sabiá". Na canção "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque, temos:

Vou voltar.
Sei que ainda vou voltar
para o meu lugar.
Foi lá e é ainda lá
que eu hei de ouvir cantar
uma sabiá, o meu sabiá.

Chico Buarque usou as duas formas. Ambas estão corretas, como nos mostram os dicionários.

Algumas palavras, porém, não admitem duplo gênero.

É o caso de "dó". Ouve-se falar "Você não imagina a dó que eu senti", quando a construção correta seria "Você não imagina o dó que eu senti". "Dó" é do gênero masculino. "O dó", portanto, é a construção adequada, ainda que seja muito pouco usada no dia-a-dia.

Em muitos lugares ouve-se "a champanhe", quando o correto seria "o champanhe" e "o champanha". A palavra pode ser escrita com "e" ou com "a" no fim, mas deve ser acompanhada sempre de artigo masculino, e nunca de artigo feminino.

Outro problema são aquelas palavras cujo sentido muda quando o gênero é alterado. É o caso de "grama". Não se deve confundir "o grama" com "a grama", "o moral" com "a moral". "O grama" é a unidade de massa.
Compram-se duzentos gramas de queijo.

Já "A grama" é o vegetal, a designação comumente dada a várias espécies de gramíneas.

Não pise naquela grama!

Por sua vez, "O moral" é o estado de espírito.

O time está com o moral elevado.

"A moral" é o código de princípios de uma sociedade.

A moral dos judeus é diferente da dos cristãos.

Temos outro caso interessante no trecho a seguir da canção "Seduzir", gravada por Djavan:

Amar é perder o tom nas comas da ilusão.
revelar todo o sentido
Vou andar, vou voar para ver o mundo.
Nem que eu bebesse o mar
encheria o que eu tenho de fundo...

Nesse trecho, vimos que Djavan usou a palavra "comas". De acordo com os dicionários, a palavra "coma" tem vários significados. Na letra de "Seduzir" ela foi usada com o significado de "estado de inconsciência", "estado de coma". Trata-se de uma palavra que pode ser indiferentemente masculina e feminina: "o coma" ou "a coma".

A língua falada, do dia-a-dia, não assimila com facilidade o gênero culto de algumas palavras.

Vejamos outro caso, a palavra "libido", usada na canção "Alívio Imediato", gravada pelos Engenheiros do Hawaii:

...A Líbia bombardeada, a libido e o vírus
o poder, o pudor, os lábios e o batom
...

Agora observemos a mesma palavra ser utilizada na canção "Garota Nacional", gravada pelo Skank:

... Porque ela derrama um banquete, um palacete
um anjo de vestido, uma libido do cacete
...

A grafia está correta na letra das duas músicas: "a libido". Não existe a forma "o libido".

Quando houver dúvida quanto ao gênero de palavras, recorra sempre ao dicionário.