sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Disputa Educacional: Cinco disputam ''Aluno Fera''

redação Universo Educação

Os cinco finalistas do projeto “Aluno Fera”, instituído pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Ao vencedor caberá um computador e aos demais, uma bicicleta cada. A última etapa, que será uma prova de conhecimento, acontece no auditório do Conselho Municipal de Cultura, no bairro Nova Várzea Grande.

Ainda como premiação, cada um dos finalistas terá direito a levar cinco colegas para passar o dia todo no Sesi Parque, em Cuiabá.

Os participantes são: Marta Caroline, estudante do 5º ano da Escola Municipal Ednilson Kolling, do Jardim Imperial; Neyla Cristina, do 6º ano da Escola Municipal Júlio Correa, do bairro São Mateus; Welington Fernandes, do 5º ano da Escola Municipal Apolônio Frutuoso do Construmat; Ane Caroline, da Escola Municipal Tenente Abílio, do 4º ano do bairro 15 de Maio e Eduardo Moreira, do 4º ano da Escola Municipal Davi Maier, do bairro São Simão.

Segundo a coordenadora de educação básica da SMEC, Wilma Garcia, o projeto nasceu no início do ano letivo. O titular da pasta e prefeito em exercício, Sebastião Gonçalves, teve a iniciativa de convidar cinco escolas para participar do projeto experimental.

Cada escola fez uma avaliação interna para medir o desempenho dos alunos através de gincanas para tornar essa atividade prazeirosa. “O que estamos fazendo na prova final é uma competição de conhecimentos gerais através de uma gincana. Estamos aliando a diversão com o conhecimento”, frisa.

A entrega da premiação acontece nesta segunda-feira (21) a partir das 10 horas, no Paço Municipal e será entregue pelo prefeito em exercício.

Aluno da UFMG fará estágio na Nasa

redação Universo Educação

Não será a primeira viagem para fora do país que o estudante de Engenharia de Controle e Automação da UFMG, Flávio Henrique de Vasconcelos Alves, de 23 anos, fará em sua vida. Mas, como ele mesmo diz, será a mais importante e é conseqüência de anos dedicados aos estudos. No próximo sábado, ele embarca para os Estados Unidos onde fará um estágio até 26 de fevereiro em um instituto ligado à Nasa, a agência espacial norte-americana.

Explicando de uma forma simplista, o estudante do 8º período vai cuidar da saúde dos astronautas durante o tempo em que permanecer no National Space Biomedical Research Institute (NSBRI). Junto com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da área médica e da engenharia, Flávio vai desenvolver programas aplicados à engenharia biomédica. “Vou entrar com a engenharia, com a matemática, fazendo análise de sinais para interpretar dados. Por exemplo, vamos estudar as alterações cardiovasculares no espaço e ajudar a calcular o limite de tempo para as missões sem gravidade”, explica o estudante.

A possibilidade de ir para os EUA começou graças aos contatos que fez durante o período em que morou em Portugal. Por meio de um programa de intercâmbio da UFMG, Flavio cursou o 6º período de engenharia na Faculdade do Porto no primeiro semestre deste ano. Lá, ele conheceu o trabalho de um pesquisador inglês da Oxford University. Ele chegou a dar uma sugestão sobre o assunto e a reposta foi um convite para pesquisar durante três semanas na Inglaterra. De lá ele também saiu com uma carta de recomendação que acabou abrindo as portas para o estágio no National Space Biomedical Research Institute.

Estudo, amigos e violão

A proposta chegou até ele em outubro e, desde então, Flávio batalhou para conseguir patrocínio para a viagem. Segundo o estudante, a empresa onde ele trabalha em BH, a Chemtech Siemens, apostou em seu esforço e dedicação e vai custear as passagens, moradia, alimentação e transporte. “Foi com muita surpresa e felicidade que recebi a notícia e agradeço aos meus professores e aos meus pais que entenderam que estudo é um investimento a longo prazo e sempre me incentivaram”, disse.

Flávio nasceu no Serro, Região Central de Minas, e mora atualmente no Bairro Liberdade, na Pampulha. Ele se considera um aluno mediano e afirma que a viagem foi possível graças à persistência e ao comportamento audacioso de buscar os objetivos "na cara e na coragem". "Não sou um gênio, não é nada disso! Sou uma pessoa tranqüila, que gosta de estudar, mas costumo me dedicar ao lazer também. Nos fins de semana, por exemplo, gosto de sentar com minha namorada e com os amigos e tocar violão", comenta.

Por suspeita de fraude, Uece cancela a primeira fase do vestibular

redação Universo Educação

A (Universidade Estadual do Ceará) decidiu cancelar a 1ª fase do Vestibular 2010, realizada no dia 29 de novembro, por suspeita de fraude. Vestibulandos haviam apontado falhas nas provas.

Depois de conferir os gabaritos das provas do vestibular, os candidatos repararam que algumas respostas já estavam marcadas. Segundo os estudantes, seis questões aparecem com o item correto diferenciado por um ponto ou um ponto sublinhado. A questão 56 da prova de espanhol está toda em negrito.

Na prova 1 de inglês, por exemplo, o item “a” da primeira questão tem um ponto final em vermelho e não preto. Segundo o gabarito, é a resposta correta. Outro exemplo é a questão 7 da mesma prova: o item “c” está diferente, pois o ponto final esta sublinhado. De novo, é o correto.

Inicialmente, a comissão executiva do vestibular reconheceu que houve erro na impressão, mas descartou qualquer possibilidade de fraude. Porém, a reitoria soltou comunicado informando que, após “reunião com representantes do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual”, quando foram analisados laudos técnicos sobre as provas, havia decidido pela anulação da 1ª fase.

Saiba mais sobre os detalhes de Vestibular 2010 UFPE

redação Universo Educação

As provas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) começam este domingo e os próximos dias serão de expectativa e tensão para os feras que estão disputando uma vaga na instituição. Para ajudar nesse momento de ansiedade e esclarecer as dúvidas dos candidatos em relação ao processo de seleção, a equipe do Pernambuco.com organizou um pequeno manual do Vestibular 2010 da UFPE.

Provas - No primeiro dia do exame, que vai das 8h às 13h30, os candidatos farão as provas de História (16 questões), Química (16 questões), Língua Estrangeira I (com oito questões e comum a todos os cursos) e Português I (também comum a todos os cursos e composta de uma redação e duas questões discursivas). Já na segunda-feira, das 8h às 12h, os testes serão de Geografia, Matemática, Física, Língua Estrangeira II, Literatura, Biologia, Português II, Teoria Musical e Geometria Gráfica (cada uma delas compostas por 16 questões).

Locais - Para ter acesso ao seu local de prova, o candidato deve portar documento oficial de identificação e o CCI (Comunicado de Confirmação de Inscrição) com uma foto 3x4 colada no mesmo, além de caneta esferográfica preta ou azul. Água mineral, chocolate e biscoitos são permitidos. Livros, toucas, calculadoras, máquinas fotográficas, MP3, celulares e outros equipamentos eletrônicos estão terminantemente proibidos. Os feras que forem pegos com celulares serão desclassificadas automaticamente. A Lista completa dos prédios onde serão realizadas as provas disponível aqui.

Cartão de Inscrição - A emissão do Comunicado de Confirmação de Inscrição - CCI representa o deferimento do pedido de inscrição e a confirmação dos dados cadastrais, conforme especificados pelo candidato, e a confirmação dos registros desses dados pela Covest-Copset/Fade-UFPE. O CCI será disponibilizado para todos os candidatos, no endereço eletrônico www.covest.com.br, para ser impresso pelos candidatos. Além de confirmar a inscrição, no processo seletivo, o CCI servirá para informar o local, a data e o horário da realização das provas da segunda etapa.

Caso o candidato, no período de exibição do DRC, não tenha transferido o arquivo digital da sua foto, ele deverá, após impressão de cada versão do CCI, colar uma foto (3x4 ou 2x2). O candidato deverá apresentar o CCI, assinado e com foto, para ingresso na sala de aplicação das provas e testes.

Saída – No primeiro dia de provas, os feras só poderão deixar os locais do exame a partir das 12h. Na segunda-feira, o horário de saída será a partir das 11h.

Resultado - O resultado do Vestibular 2010 da UFPE será divulgado até o dia 12 de fevereiro. A primeira etapa será constituída do Enem-2009. Contudo, os resultados do ENEM-2009 só poderão ser aproveitados se disponibilizados pelo Inep-MEC até 05 de fevereiro. Ultrapassado este limite, aqueles resultados serão desconsiderados no processo classificatório e, neste caso, valerão os resultados obtidos pelos candidatos nas provas aplicadas sob responsabilidade da Covest-Copset.

O Inep-MEC disponibilizará um total de cinco (cinco) notas para os candidatos que se submeterem ao Enem-2009, a saber: nota da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (parte objetiva); nota da Redação; nota da prova de Matemática e suas Tecnologias; nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e nota da prova de Ciências Naturais e suas Tecnologias. As notas das provas objetivas aplicadas durante o ENEM-2009 serão transformadas em valores numéricos na escala de zero a dez pontos. A nota da redação obtida pelo candidato no Enem-2009 será desconsiderada para efeito de classificação no Vestibular UFPE 2010.

Divulgados os resultados do Concurso Vestibular UFPE-2010, a Covest-Copset enviará as listagens dos Classificados para a UFPE, acompanhadas dos Certificados Individuais de Classificação, ficando o processo de matrícula a cargo da referida instituição. O processo de matrícula acadêmica definitiva será feito de acordo com o que estabelece o Edital de Matrícula.

Recomendações - Nos dias de provas, os candidatos devem chegar ao local de aplicação das provas às 7h, munidos de seu documento oficial de identificação e de seu Comunicado de Confirmação de Inscrição - CCI. O acesso do candidato ao prédio para o qual foi designado será permitido até as 8h no horário válido para a capital do Estado de Pernambuco. Não será admitido candidato em local diferente daquele expressamente designado para os testes ou para as provas da segunda etapa,

Na falta de documentos de identificação por furto ou roubo, o candidato deverá se apresentar no local designado para realização das provas, conforme indicado no CCI, com antecedência de 1h30 para se submeter à identificação mediante coleta de impressão digital e/ou registro de imagem.

Nas provas da segunda etapa, não será permitido ao candidato o uso e/ou porte de livros, manuais, réguas de cálculo, ábacos, calculadoras, relógios munidos com calculadora. Também estão proibidos o uso e o porte (mesmo desligado ou sem baterias) de aparelho de comunicação, munido ou não de câmera fotográfica, telefones móveis (celulares), bip, de qualquer outro equipamento de telecomunicação, telecomunicação, ou de dispositivos capazes, por qualquer meio, de armazenar e/ou transmitir dados, som ou imagens.

É vedado ao candidato o uso de chapéu, boné, touca ou objetos semelhantes. O porte de próteses ou equivalentes estará sujeito à inspeção da banca de fiscalização. A Covest-Copset poderá autorizar filmagens, utilizar detectores de metais e recolher impressões digitais para controle e identificação dos candidatos.

Matrícula - Os candidatos constantes das listagens nominais dos classificados (1ª e 2ª entradas) serão convocados a efetuar sua matrícula entre os dias 22 e 26 de fevereiro.

Remanejamento – A lista do primeiro remanejamento será divulgada no dia 2 de março de 2010. O segundo será dia 5 do mesmo mês e o terceiro ocorrerá cinco dias após.

Universidade Federal de Goiás: Confira o local da segunda fase

redação Universo Educação

Os candidatos do vestibular 2010 da Universidade Federal de Goiás (UFG) já podem acessar o site do processo seletivo e conferir os locais de realização das provas da segunda fase, marcada para os dias 20 e 21 de dezembro.

Em ambos os dias, as provas começam às 13h. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência e têm até 5 horas para realizar as provas.

Nesta etapa, todos os 11.568 aprovados na primeira fase realizam as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação. Já os testes de Química, Física, Matemática, Biologia, Geografia e História são divididos de acordo com o curso no qual o inscrito tenta ingresso.

O resultado final do vestibular e a lista com a primeira chamada serão divulgados no dia 5 de fevereiro de 2010. O ponto de corte dos cursos, o gabarito oficial e o cartão-resposta dos candidatos também estarão disponíveis no Portal do Vestibular UFG
(www.vestibular.ufg.br).

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Matricula para curso de Medicina vai começar Amanhã na Bahia

redação Universo Educação

Começa Amanhã, Sexta-Feira, 18, a matrícula dos calouros do curso de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Os estudantes convocados através do processo seletivo 2010.1 devem se apresentar das 9h às 16h à Unidade Acadêmica de Brotas, no Pavilhão III, localizado na Avenida Dom João VI, em Brotas.

O candidato que não comparecer à unidade de ensino até a próxima segunda-feira, 21, terá a classificação anulada e perderá a vaga na graduação. Para efetivar a matrícula, o estudante deve apresentar originais e cópias autenticadas da cédula de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento (em caso de mudança de nome), título de eleitor, prova de regularidade com o serviço militar e duas fotos 3x4 recentes com fundo branco.

Além disso, é preciso entregar original e cópia autenticada do histórico escolar e do certificado de conclusão do Ensino Médio. A matrícula só poderá ser efetuada mediante a apresentação de todos os documentos solicitados.

O apóstrofo

Prof. Pasquale Cipro Neto

Um verdadeiro motivo de confusão é o apóstrofo, um sinal em forma de vírgula usado em certos casos de união de palavras. Um exemplo do uso do apóstrofo está na canção de Chico Buarque "Gota D'água":

Deixa em paz meu coracão
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
...

O compositor preferiu escrever "gota d'água" a escrever "gota de água" . O apóstrofo representa a junção de duas palavras: "de" e "água".

Há casos de exagero no uso do apóstrofo. É o que ocorre em relação a "pra", redução da palavra "para". Nesse caso, não há junção de palavra com palavra. Logo não há por que colocar o apóstrofo.

O apóstrofo pode ser usado ainda de forma criativa e brincalhona. É o que vemos, por exemplo, no nome de um bar situado na rua Eça de Queirós, no bairro do Paraíso, em São Paulo. O nome do estabelecimento é ENTRE N'EÇA. Os proprietários criaram essa marca com base no nome da rua e na expressão popular "entre nessa". Ocorreria, nesse caso, um fusionamento de palavras, "no Eça", conforme sugere o trocadilho con "nessa".



No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática