terça-feira, 20 de outubro de 2009

PUC-Rio faz divulgação de Gabaritos das provas do Vestibular 2010

Redação Universo Educação

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) divulgou os gabaritos do primeiro dia de provas do vestibular 2010. O processo seletivo tem prosseguimento nesta Sexta-Feira, 23 de Outubro.

Os candidatos foram divididos em quatro grupos, o grupo 2 fez as provas das 8h30 às 12h30. Os grupos 1, 3 e 4 realizaram os exames das 15h às 19h.

As provas específicas para os candidatos aos cursos de Relações Internacionais e de Teologia ocorrerão no dia 30 de outubro. O início das aulas do 1º semestre letivo será no dia 1 de março de 2010.

Divulgação do resultado final do vestibular e primeira convocação para matrícula será no dia 1 de dezembro de 2009.

Ao contrário da PUC de São Paulo, que desistiu de usar a nota do Enem, a PUC do Rio vai continuar adotando o Enem para preencher 50% das vagas dos cursos de graduação, para os mais bem colocados no exame. As outras 50% são reservadas aos selecionados no vestibular tradicional.

Outras informações podem ser obtidas pela Internet (www.puc-rio.br
), pelo telefone (21) 3527-1000 ou pelo e-mail vest@puc-rio.br.

''A Par de'' Ou ''Ao Par de''?

Prof. Pasquale Cipro Neto




"À medida que" ou "à medida em que"?
Diz-se "à medida que" ou "à medida em que"?

Não é raro ouvirmos alguém dizer: "Estou ao par da situação". Há algum problema nessa frase? Evidentemente não quanto ao sentido, que não nos cabe pôr em dúvida nesse caso, mas quanto à gramática.

O problema está em "ao par de". A pessoa deveria dizer antes "Estou a par da situação" para indicar que ela está ciente da situação, está inteirada do que está ocorrendo.

Usa-se "ao par" apenas para referir equivalência de valor entre moedas:

O dólar está ao par do euro.

Quando não for esse o sentido pretendido, recomenda-se o emprego de "a par":

Estou a par da situação.
Maria percebeu que não estava a par dos últimos acontecimentos.







No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática.