sábado, 5 de dezembro de 2009

Segurança e muito sirgilo para o Enem

redação Universo Educação

Enquanto mais de quatro milhões de estudantes de todo o País se preparam para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado, 5, e domingo, 6, os Correios e Exército, responsáveis, respectivamente, pelo transporte e guarda das provas, trabalham em esquema de segurança máxima e sigilo absoluto para garantir que o exame ocorra normalmente.
Segundo o chefe da seção de comunicação social do Exército, coronel Mosca, algumas unidades militares da capital foram escaladas para armazenar as provas. “O Exército está tratando as provas como um pontosensível”, dizocoronel, ressaltando que a função da organização militar é guardar as provas em segurança. “O transporte não faz parte das nossas atribuições”, afirma.

Por meio da assessoria de comunicação, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos afirmou que nenhuma informação sobre as provas do Enem será divulgada à imprensa por medidas de segurança. Todo o cuidado é tomado para evitar um novo vazamento das provas. O Enem 2009 seria realizado nos dias 3 e 4 de outubro, as foi adiado depois que cópias das provas foram roubadas.

Apesar de frustrados com o adiamento do exame e com certa desconfiança no sistema de segurança das provas, os estudantes reconhecem que os últimos dois meses foram proveitosos para estudar. “Esse tempo foi bom para eu me aprimorar porque vi, na prova antiga, que não sabia alguns assuntos. Agora estou calma e pronta para a prova”, conta Heide Freitas, 18, que compareceu à aula do curso paraenfrentaro exame no intuito de ingressar no curso de jornalismo.

Durante a aula de revisão para o Enem do curso da ONG Pierre Bourdieu, os estudantes tiraram dúvidas e receberam dos professores as últimas dicas para aprova.“Vou ficar atenta a reportagens e internet até hoje (ontem). Só vou relaxar amanhã (hoje)”, revela a aluna do curso, Emilen Silva, 19.

Provas Na Bahia, a prova I (Ciências da Natureza e Ciências Humanas) será feita amanhã, no horário das 12h às 16h30 (das 13h às 17h30 no horário de Brasília). No domingo, o período da Prova II (Linguagens, Matemática e Redação)é um pouco maior: será das 12h às 17h30, horário local. É aconselhável que o candidato chegue ao local de prova uma hora antes do horário previsto para os exames.

Na Bahia, os portões, nos dois dias, serão abertos das 11h às 11h50. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, adverte que nem todos os estudantes farão prova no mesmo local que fariam anteriormente. Uma confusão no endereço do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) está deixando algumas pessoas sem saber direito onde fará a prova.

Isso porque o endereço informado no cartão de local de prova enviado pelo Inep diz que ocampus da Unijorge fica na Rua do Salete, em Nazaré, enquanto o endereço da instituição é na Avenida Paralela. O estudante Tiago Gomes dos Reis, que fará a prova na Unijorge, contou que recebeu o cartão informativo e um e-mail com o local de prova e estranhou o endereço informado.

“Dias depois, o Inep mandou umtelegrama como endereço certo”. O local de prova pode ser conferido no site (clique aqui para acessar) ou pelo telefone 0800-616161, que funciona 24 horas.

As dicas do Universo Educação para quem vai fazer as provas do Enem

redação Universo Educação

O Universo Educação recomenda aos alunos que irão fazer as provas do Enem seguir corretamente os critérios exigidos pelo MEC (Ministério da Educação), As regras são:

- Não levar Celular ou Produtos Similares
- Não levar calculadora Ou produtos Similares
- Não levar fones de ouvido
- Ser pontualmente certo com o horário das Provas ou Chegar com alguns minutos de antecedência
- Ler atenciosamente cada questão
- Lembre-se, Acredite em seu potêncial, Você é capaz.
- Lembre-se, Existe outras oportunidades, Se não foi dessa vez será na próxima.


O Universo Educação deseja uma boa sorte á todos que irão fazer o Enem, Queremos ouvir relatos dos nossos leitores, envie um e-mail para: portalluniverso@uol.com.br
, e conte como você se sentiu, Desabafe, Publicaremos sua opinião.

Giria: ''Não da Para...''

Prof. Pasquale Cipro Neto

Na canção abaixo, aparece uma expressão muito comum na fala, no bate-papo, que, no entanto, não deve freqüentar o chamado padrão escrito, o padrão formal da língua. O trecho faz parte da canção "Pra Dizer Adeus", dos Titãs:

...
não dá pra imaginar quando
é cedo ou tarde demais
Pra dizer adeus, pra dizer jamais

Na linguagem popular, a expressão "não dá pra..." é aceita e muito comum. No texto formal, no entanto, o mais apropriado seria utilizar "não é possível" ou algo equivalente. A expressão "não dá pra..." é bastante recorrente. Outro exemplo do seu uso é a canção "Rádio Bla", com Lobão:

...
não dá para controlar, não dá
não dá pra planejar
...

Utilizar essa expressão não é errado. Ela é adequada a um determinado nível de linguagem, como a fala. Mas o padrão escrito não a recomenda.





No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística. Consulte aqui a íntegra dos módulos, organizados segundo critérios da gramática