terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Unicamp com 8% de ausentes na segunda fase

redação Universo Educação

No primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade de Campinas), 1.187 vestibulandos deixaram de comparecer ao exame. O número corresponde a 8,1% dos 14.706 candidatos convocados e é maior do que o índice registrado no processo seletivo passado (6,29%).

Em 21 cidades de todo o país, 13.519 alunos compareceram à prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e biologia. Segundo professores de cursinhos ouvidos pelos reportagem, o nível da prova foi de médio a difícil, com questões bem formuladas.

Para Nelson Dutra, professor de português do Curso e Colégio Objetivo, a prova exigiu dos vestibulandos capacidade de interpretação da linguagem verbal e visual. "Também era preciso demonstrar uma redação adequada''., Afirma.

Na opinião de Dacio Antonio de Castro, professor de literatura do curso Anglo, o exame conseguiu avaliar se o vestibulando compreendeu tópicos decisivos dos livros da lista de leitura obrigatória. "As questões foram capazes de avaliar se o candidato leu a obra e refletiu criticamente sobre ela. Nenhuma questão foi banal.'', Afirma.

O professor de literatura do Cursinho da Poli, Roberto Juliano, disse que os vestibulandos que não leram as obras indicadas não conseguiram responder às perguntas. Juliano disse ainda que o candidato com ampla cultura geral saiu na frente. "A maior dificuldade da prova veio do fato de a Unicamp não ter tido receio em usar um vocabulário erudito", comentou.

Considerando apenas a prova de português, o tempo para a resolução do exame foi considerado suficiente pelos professores. No entanto, a parte de biologia, extensa trabalhosa, exigiu agilidade dos candidatos.

Para Constantino Carnelos, professor de biologia do Objetivo, o tempo talvez tenha sido "o maior inimigo dos candidatos". "As questões foram clássicas, básicas e muito bem formuladas, mas a prova foi longa", disse.

Edson Futema, professor do Cursinho da Poli, diz acreditar que a prova de biologia da Unicamp está se mostrando "cada vez mais exigente". "O exame não foi necessariamente difícil, mas exigiu que o candidato demonstrasse domínio dos temas".

Provas


A segunda fase do vestibular da Unicamp termina nesta quarta-feira. E ainda Hoje aplicados os exames de química e história. Amanhã, os candidatos terão de fazer a prova das disciplinas de física e geografia. Na quarta-feira, a etapa se encerra com os testes de matemática e inglês.

A lista de aprovados em primeira chamada será publicada no dia 4 de fevereiro. A matrícula desses convocados deverá ser feita no dia 9 do mesmo mês. Os candidatos concorrem a 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e em dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

Com Informações jornal Agora.

0 comentários:

Postar um comentário