terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Atenção com celular em concurso

redação Universo Educação

No primeiro dia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a instituição detectou diversos casos de candidatos com celular nos locais de prova. Isso custou a exclusão dos vestibulandos, já que o aparelho é proibido no concurso da universidade. Este ano, a universidade está intensificando a revista eletrônica nas escolas.

Lamentados pela instituição, os incidentes foram usados como um alerta. O ideal é deixar o aparelho em casa para prevenir a perda de um ano inteiro de estudo.

A presidente da Comissão Permanente de Seleção (Coperse), Maria Adélia Pinhal de Carlos, lamenta essas desclassificações pelo fato de os estudantes terem ignorado o aviso dado pelos fiscais antes da entrega das provas. Diversas recomendações são lidas na sala de aula, e os estudantes são questionados se estão carregando celular. Quem responde sim precisa entregar o aparelho, que fica desligado sobre uma mesa na frente da sala, assim como pastas e bolsas.

A Coperse aproveita para reforçar que, se o aparelho estiver com o aluno e tocar, a prova é retirada automaticamente, mesmo que ele não atenda à ligação. Caso o telefone já entregue ao fiscal estiver ligado e tocar, não ocorre o mesmo. Neste caso, o responsável pela sala o desliga e a disputa segue para o vestibulando.

De acordo com o reitor Carlos Alexandre Netto, as provas de ontem ocorreram sem transtornos na Capital, em Bento Gonçalves, e em Tramandaí e Imbé. Ele comemorou o fato de os alunos terem chegado com antecedência aos locais de prova, o que evitou congestionamentos no primeiro dia, como em anos anteriores.

''Mas, hoje (ontem) é dia útil e há mais movimento. Portanto, é preciso chegar cedo, cuidar muito para não ser pego de surpresa por um trânsito mais lento'', disse o reitor.

Em algumas escolas, os vestibulandos fizeram fila para ingressar após a abertura dos portões. O reitor da UFRGS avisa que isso é desnecessário, porque uma longa fila pode atrasar a entrada na sala de prova. Hoje, a disputa segue com português e redação, prova decisiva para todos os cursos porque tem peso três.


Hoje tem prova de Biologia, Quimica, e Geografia. Amanhã, Quarta-Feira, tem provas de História e Matemática.

0 comentários:

Postar um comentário