quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Uma Revisão, e um descanso, Essa e a palavra certa para as vésperas do Enem

redação Universo Educação

Alunos estudam para o EnemA última semana antes da prova do Novo Enem, que será aplicada nos próximos sábado (05) e domingo (06), promete ser de muito estudo e dedicação para quem fará o exame. Alunos de pré-vestibulares da Capital afirmam que os três últimos dias que antecedem a prova devem ser usados para revisão dos itens principais da prova.

Entre os professores, o conselho unânime é que, quem não estudou até agora, não adianta mais correr atrás do prejuízo. Às vésperas de uma das provas mais aguardadas dos últimos anos, alunos se dividem entre a ansiedade e a confiança.


O professor de História do Colégio Darwin, Adelarmo Luís de Carvalho, aposta que o Novo Enem se baseará em temas contemporâneos. Para se dar bem na prova, o aluno deve investir na revisão de História Geral. "Acho que o aluno não tem que mudar muito a rotina de estudos. É aliar os momentos de estudo com momentos de relaxamento. Uma boa leitura, assistir um filme, TV, passear, acho isso importante", indicou o professor.


O aluno Ricardo Furtado Pereira, de 18 anos, está tentando uma
vaga para o curso de Medicina na Universidade Federal do Espírito
Santo (Ufes), na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ele garante que os últimos
dias serão usados para intensificar o que já sabe.



Os alunos da área de Biomédicas devem apostar em temas atuais, como a Doença de Chagas e ecossistemas. A dica é do professor de Biologia do Projeto Universidade para Todos (Pupt), Wallace Alves. "Os alunos podem esperar uma prova bem extensa, cansativa e com alguns temas como Doença de Chagas, doenças do sistema cardiovascular e respiratórias. Outros problemas de saúde pública também devem cair, como verminoses e parasitoses", apostou Wallace.

Quem acha que números não se contextualizam pode se surpreender com a abordagem do novo Enem. Segundo o professor de Física do COC, Túlio Marques, o grau de dificuldade da prova deve cair, se comparada às últimas edições do processo seletivo da Ufes. Questões ligadas ao consumo de energia devem constar na prova.

Mas para quem ainda não estudou o suficiente, o professor dá um aviso. "Agora não é o momento de estudar o que você não estudou. O que tinha que ser feito já foi feito. Agora é hora de começar a relaxar, a tranquilidade é muito maior que antes, porque os alunos já viram a prova que vazou e têm noção do que vão encontrar", destacou Túlio.

Expectativa
O aluno Ricardo Furtado Pereira, de 18 anos, está tentando uma vaga para o curso de Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ele garante que os últimos dias serão usados para intensificar o que já sabe.

O candidato ao curso de Engenharia Mecânica Giovanni Vitor Milli, de 17 anos acha que o Novo Enem virá semelhante à outra prova. "Nada muito diferente, talvez até um pouco mais puxado, porque como vazou a primeira versão, todos já tiveram a oportunidade de ver como seria", comentou.


"A prova do Enem é um pouco mais fácil que o VestUfes,
mas sendo mais fácil, mais gente vai acertar também.
Além de estudar um pouco mais, fica a preocupação
também com outras matérias além das discursivas.
Então tenho que estudar Exatas também", revelou o aluno.



Para chegar ao Novo Enem com tudo na cabeça, os alunos não estão dispostos a descansar. Até mesmo as saídas com amigos na sexta-feira à noite estão suspensas durante a maratona. A candidata Nathane Gomes da Silva, que pela segunda vez tentará uma vaga no curso de Enfermagem, está investindo pesado na revisão. "Eu estudo uma média de sete horas por dia desde o início do ano. E não é só em dias de semana, é de domingo a domingo", contou a aluna.

0 comentários:

Postar um comentário