quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

De acordo com vice-diretor, Universidade Pernanbucana corre dentro da normalidade

redação Universo Educação

Depois de três dias na maratona do vestibular da Universidade de Pernambuco, os estudantes aguardam a divulgação dos resultados, que deve sair até 21 de dezembro. Neste ano, a UPE registrou 4.387 faltosos, o que representou 15,52% dos candidatos inscritos no processo de seleção. De acordo com a Comissão de Vestibular, o número de abstenção está dentro da normalidade, que varia entre 12% a 18% dos candidatos.

TV Globo
O Vice-Diretor da Universidade.


Até o momento, a Conupe recebeu 10 contestações de gabarito. Desse total, uma foi anulada, o quesito 11 da prova de língua portuguesa, aplicada no domingo (29).

De acordo com a assessoria da UPE, entre as questões contestadas estão a 1ª de inglês; o gabarito da 5ª e 12ª perguntas da disciplina de espanhol; os quesitos 6, 13, e 14 de Biologia 1; e a 4ª, 11ª e 13ª questões da prova de Biologia 2. De acordo com o presidente da Comissão de Vestibular, a UPE deve apresentar um novo gabarito corrigido até amanhã, 3 de dezembro.

Segundo o vice-reitor da instituição, Reginaldo Inojosa, o processo transcorreu bem. “Não tivemos nenhum incidente nos locais de provas. Houve apenas alguns casos de alunos que chegaram depois das 8h nos locais de prova, mas em número bem menor que o ano passado”, comenta Reginaldo Inojosa.

Provas


Os estudantes aprovaram os três dias do vestibular, que abordou conteúdos de forma clara e direta. Neste ano, a prova de química, aplicada nesta terça-feira (1º), foi apontada mais uma vez como o teste mais difícil do processo de seleção.

O vestibular da UPE contou com duas novidades: pela primeira vez a instituição aplicou o teste de sociologia, incluso em poucos vestibulares no país, e o número de questões também foi reduzido (32 no primeiro dia e 48 nos outros dois dias de seleção).

A instituição trouxe novamente dois temas para a redação: o primeiro, “Ser capaz e ser feliz depende de cada um de nós”, teve como base para o aluno a letra de uma música de Almir Sater (“Tocando em frente”). Já o segundo tema foi “O estresse informacional na sociedade contemporânea”. Os alunos receberam um texto adaptado da revista Superinteressante, que discutia a informação nos dias de hoje, usando como fontes jornais e e-mails.

Vagas
A UPE oferece 3.530 vagas distribuídas em 41 cursos de graduação. As provas foram realizadas em 32 prédios, no Recife, em Nazaré da Mata, em Garanhuns, em Petrolina, em Caruaru e em Salgueiro.

Resultado
De acordo com a Comissão de Vestibular, o resultado final deve sair até 21 de dezembro. “A data não pode ser precisa, porque dependerá da quantidade de alunos que obtiveram ponte de corte. Depois da correção dos cartões de resposta, seguiremos com as redações daqueles que passam para essa segunda etapa”, afirma Reginaldo Inojosa.

As provas realizadas no interior, na cidades de Salgueiro, no Sertão do Estado, devem chegar à capital pernambucana hoje, De manhã cedo, e as de Petrolina, também no Sertão, no final da tarde de hoje.

As matrículas dos aprovados começam no dia 5 de janeiro de 2010. Confira abaixo, o gabarito e as provas do último dia de vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário