terça-feira, 29 de setembro de 2009

É Lei! Escolas terão que ensinar o Hino Nacional

Redação Universo Educação

As escolas de ensino fundamental, que pertencem à redes públicas e privadas de todo o Brasil passam a ser obrigadas a executar uma vez por semana o hino nacional.

A lei foi sancionada pelo vice-presidente no exercício da presidência, José Alencar. A lei não prevê data e horário para a execução do hino, ficando a critério das escolas.

O projeto também não prevê punição a quem não cumprir a lei. Em 1936, o governo Getúlio Vargas determinou pela primeira vez a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Em 1971, durante o regime militar, uma lei também obrigava a execução do hino nas escolas, mas não definia a frequência com que ele deveria ser cantado pelos alunos.

Nas escolas de Montes Claros a notícia foi bem recebida pelos profissionais de educação, mas divide a opinião dos alunos. Na escola municipal Jair de Oliveira, a professora Maria de Lurdes Silva, conta que é obrigação de todo brasileiro conhecer o hino do seu país.

''Todos os brasileiros têm obrigação de conhecer o hino do país e caso alguém pergunte sobre o assunto ele deve ter a letra na “ponta da língua”. Isso é questão de patriotismo, em outros países como Estados Unidos todos têm orgulho em cantar o seu hino. Nossas crianças vão dar um valor maior à pátria e a princípios morais'' afirma.

Já o aluno Marco Túlio Soares, não concorda com a professora. Segundo ele a lei implica em perda de tempo.

''Acho isso uma bobagem, verdadeira perda de tempo. Essa história de ir para o pátio do colégio e cantar o hino Nacional em frente a uma bandeira, não existem. O tempo gastos neste ato pode ser melhor aproveitado dentro da sala de aula ensinado verdadeiros valores'' conta.

Já na escola Estadual Gonçalves Chaves, os alunos aprovam a decisão. Segundo eles, o patriotismo deve começar dentro da escola. Ana Clara Ribeiro, conta que na sala em que ela estuda ninguém consegue cantar o Hino completo.

''Na minha sala nenhum colega sabe cantar o hino Nacional. Fizemos uma brincadeira entre nós mesmo e nenhum aluno ganhou. Todos nós erramos pelo menos uma parte do hino'' conta.

Jéssica Soares, lembra que os livros didáticos usados pelas escolas públicas trazem a letra do hino na contra capa, mas, ninguém tem o hábito de ler.

''Desde a pré – escola sempre soube que aprender a cantar o hino é importante, na contra capa dos livros didáticos sempre teve a letra completa. Nós alunos não sabemos por falta de interesse'' afirma.

Os diretores de escolas da rede municipal e estadual de Montes Claros afirmam que estão se preparando para aderirem a nova lei e comunica aos alunos que em breve todos terão a oportunidade para aprender a cantar o hino nacional.

0 comentários:

Postar um comentário