terça-feira, 27 de abril de 2010

Ser professor

do Universo Educação

Os cursos de licenciatura destinam-se à formação de professores. Uma de suas principais características, é que além de ensinar as disciplinas relativas ao curso escolhido pelo aluno, também ensinará técnicas específicas para se transmitir conhecimento a outras pessoas.

Se o candidato a um curso de licenciatura quer dar aulas na Educação Infantil ou nas séries iniciais (1ª a 4ª séries), deve cursar o Normal Superior ou Pedagogia, com habilitação específica. Entretanto, se o objetivo é lecionar nas séries finais, como Ensino Fundamental (5ª a 8ª) e no Ensino Médio, cursinhos pré-vestibulares e universidades, é necessário optar pela faculdade da disciplina à qual pretende lecionar. Nesse caso, os principais cursos são: Letras, para formação em Português, Inglês ou Espanhol e suas respectivas literaturas. Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Artes, Educação Física, etc.

Geralmente, os cursos de licenciatura em disciplinas específicas, têm duração de quatro ou cinco anos, nos quais o aluno estuda, entre outras coisas, assuntos relacionados à didática, psicologia e filosofia, fundamentos da política educacional, gerenciamento e avaliação do aprendizado, além de fazer estágios em escolas e cursos colocando em prática as habilidades aprendidas durante a faculdade.

Mercado de trabalho: O mercado educacional é um dos setores com maior déficit de mão-de-obra no País. A competitividade entre profissionais leva à busca constante pelo aperfeiçoamento e aumenta, cada vez mais, a demanda por professores em todas as áreas do conhecimento.

Dica: Em muitos casos, os cursos de licenciatura são em conjunto com o bacharelado. Quando o curso for misto, ou com dupla habilitação, o aluno pode escolher uma modalidade para se diplomar e cursar as matérias específicas ou receber dupla certificação, o que aumenta suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Um bom exemplo, é o curso de Letras, que forma profissionais não apenas para dar aulas,mas também para trabalhar como profissional liberal ministrando cursos em empresas, ser tradutor e intérprete, revisor de texto, secretário bilíngüe/trilíngue, ou desenvolver pesquisas nas áreas relacionadas ao uso da línguagem.

0 comentários:

Postar um comentário