terça-feira, 13 de abril de 2010

Excelentes Exemplos: Ótimas notas na Escola

do Universo Educação

Se for preciso comprar um tênis para um estudante porque isso vai significar um melhor desempenho dele na escola, compra-se. Esse é o princípio do programa Jovem Futuro, do Instituto Unibanco, que dá apoio financeiro a escolas de Ensino Médio em todo o país. Além do recurso repassado mensalmente, a instituição dá lições de gestão às diretorias para que o dinheiro seja aplicado onde é mais necessário e para que os investimentos deem resultado. Seja uma sala de informática, um curso de aperfeiçoamento, um prêmio por desempenho ao professor. Ou um tênis.

O foco do instituto no longo prazo é melhorar a mão-de-obra disponível em solo brasileiro, isso porque o baixo nível educacional ainda é um dos principais obstáculos para o crescimento e o desenvolvimento do país.

André Urani, doutor em economia pelo Delta, de Paris, e pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), reforça a preocupação dos criadores do projeto:

''Um mundo globalizado não consegue gerar bons postos de trabalho para quem não tem Ensino Médio.'', afirma.

Os resultados parciais do programa mostram uma melhora significativa no rendimento dos alunos participantes. Em um ano, as escolas beneficiadas aumentaram o número de estudantes com proficiência em português e matemática. O mesmo crescimento levou cinco anos nas escolas não credenciadas.

Questionada sobre a eficácia do projeto, Wanda Engel, superintendente do Instituto e idealizadora do programa, comemora.

''As pessoas acreditam que, para mudar, se precisa fazer muito. O projeto prova que microrrevoluções, os pequenos milagres, são possíveis. Com relações sociais antagônicas, não tem sociedade sustentável para ninguém'' garante Wanda.

0 comentários:

Postar um comentário