quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Distribuição de Merenda da Escola será Terceirizada

Redação Universo Educação

Os alunos da rede municipal de ensino reclamam com frequência da qualidade da merenda servida nas escolas. Diretores e coordenadores pedagógicos apóiam as reclamações e levou o caso a secretaria de Educação, que analisou as reivindicações e decidiram terceirizar o serviço.

Nas prateleiras da dispensa da Escola Municipal Vidinha Pires, no Bairro Major Prates, sacos de arroz, feijão, açúcar, leite e uma variedade de mantimentos. Não faltam também verduras, frutas e carne nos congeladores.



Após a decisão esta é a realidade das escolas da rede municipal de ensino de Montes Claros. Quem estuda em um turno tem direito a duas refeições, e quem frequenta a escola em horário integral se alimenta quatro vezes, seguindo um cardápio balanceado, sob a orientação de nutricionistas.

As cozinheiras passaram por capacitações e, além de uniformizadas seguem um padrão de trabalho para evitar desperdícios e cuidados com a higiene. Tudo isso é resultado do processo de terceirização da merenda escolar implantado por meio da secretaria municipal de Educação.

E acordo com a secretaria adjunta de Educação, Fátima Pereira, fiscalizar a qualidade da merenda é importante.

''Deixamos de ser preparadores, para sermos consumidores e fiscal da nossa merenda'', conta.

Há quase dois meses a merenda é fornecida pela Stillus Alimentação de Belo Horizonte, que ganhou a licitação disputada entre cinco concorrentes. A mesma empresa que desde o ano passado é responsável pelo restaurante popular de Montes Claros, e atende a iniciativa pública e privada em mais de 30 cidades de seis estados brasileiros.

Entre os clientes empresas de grande porte, hospitais e presídios, atuando em programas de inclusão social. Segundo o gerente regional da Stillus, Cláudio Gonçalves, 70% dos alimentos usados para fazer a merenda são comprados aqui na cidade.

O FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação determina que 30% dos recursos destinados à merenda escolar devem ser investidos na compra direta da agricultura familiar. Ao terceirizar a merenda o município também estabeleceu como exigência a aquisição de produtos de pequenos agricultores da região.

Para ampliar o fornecimento a empresa vai montar um centro de distribuição com câmera frigorífica na Ceanorte - Central de Abastecimento do Norte de Minas. Cláudio, conta que para ser fornecedor é necessário emitir documentos fiscais.

''Precisamos de documentos fiscais, e alguns produtores não estão organizados, e também de uma periodicidade na entrega dos alimentos, por isso vamos criar este espaço na Ceanorte'', afirma.

A merenda é distribuída a 112 instituições de ensino municipal, entre escolas da cidade e da zona rural, creches, centros de convívio e ainda mais 14 entidades filantrópicas.

São 35 mil 957 estudantes beneficiados, de dois anos a alunos do programa EJA - Educação de Jovens e Adultos. Fátima Macedo, lembra que os professores também tem direito a nova fase da merenda escolar.

''E os professores também têm direito a merenda, são 3.222 que se alimentam junto com os nossos alunos, um cardápio diferenciado, elaborado de acordo com a necessidade nutricional, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde'', afirma.

O cardápio é modificado a cada mês, conforme a assistência da nutricionista da secretaria, e agora a empresa também disponibiliza uma nutricionista para cada grupo de 10 escolas. E todas as cozinheiras, que já trabalhavam nas escolas e eram contratadas pela prefeitura foram usadas pela nova empresa.

Uma delas é Gerúsia Soares Mendes, que trabalha na Escola Municipal Vidinha Pires há 10 anos.

''Esta 100% melhor, com mais qualidade, antes faltava alguma coisa, demorava chegar, as crianças estão mais satisfeitas, tem carne, verduras, frutas'', conta.

Opinião que também é reforçada pelos principais beneficiados: os alunos. Débora Gonçalves de 13 anos e a colega Samariele Santos de 14 anos, se dizem satisfeitas.

''A comida está mais saudável e não falta, agora tem café da manhã, além da outra refeição, e ajuda no aprendizado, porque melhora o raciocínio'', comenta.

0 comentários:

Postar um comentário