terça-feira, 27 de outubro de 2009

Programa de educação médica permanecerá implantado em Amapá

Redação Universo Educação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que até 2025, um quarto da população global será acometida por diabetes mellitus do tipo 2, que geralmente vem acompanhada de hipertensão arterial, hipertrigliceridemia e obesidade, nos mais variados graus. Dados recentes da American Diabetes Association (ADA) revelam que o Brasil e América Latina estão muito abaixo dos percentuais ideais do bom controle metabólico desses pacientes.

Além da mortalidade, a morbidade dessas patologias pode levar a quadros incapacitantes e irreversíveis, como, cegueira, acidentes vasculares cerebrais, infarto agudo do miocárdio, amputações de membros inferiores e neuropatias. Mas todas essas complicações podem ser evitáveis quando adotadas medidas simples. Para isso, é necessário que os profissionais estejam atualizados sobre conhecimentos médicos para o diagnóstico preciso, por isso, a Secretária Municipal de Saúde (SEMSA) com o Apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CREMAP) promovem o Programa de Educação Médica Continuada.

De acordo com idealizador do Programa, o endocrinologista Dr. Adivaldo Junior, o objetivo é atualizar os conhecimentos médicos para diagnóstico, medidas de urgência e emergência nas patologias hormonais e/ ou metabólicas; capacitação profissional no diagnóstico diferencial; seleção e encaminhamento dos casos que necessitam acompanhamento especializado; interação e formulação de propostas entre os profissionais que atuam na assistência da SEMSA, aprimorando e adaptando as condutas clínicas à realidade encontrada no contexto amazônico. “O foco do programa são os médicos que atuam na rede básica de assistência no âmbito do município de Macapá, como, Programa de Saúde da Família, Programa de Atenção aos Hipertensos e Diabéticos do Ministério da Saúde, socorristas das Unidades de Pronto Atendimento, além de clínicos e pediatras da rede ambulatorial da SEMSA”, explicou Adivaldo Júnior.

Nesta segunda-feira, dia 26 de outubro, como parte do programa de educação continuada, será realizada uma mesa redonda com o tema “Síndrome Metabólica”. Médicos de várias especialidades vão participar da programação. O evento é gratuito e será realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do Amapá (CREMAP) a partir das 20h.

0 comentários:

Postar um comentário