sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Á Inovação facilitou a Matemática

Redação Universo Educação

O ensino de Matemática ainda faz torcer o nariz de muitos alunos e até de educadores pouco afeitos ao mundo dos números. Embora muitos não saibam, a região de Maringá anda produzindo “nerds” - conhecedores da matéria – em Matemática.

Durante a Olímpiada Brasileira das Escolas Públicas (Obmep) do Brasil no ano passado, dois alunos da região de Maringá arrebataram duas medalha de prata, outros 6 de bronze e 117 receberam menção honrosa do Ministério da Educação e Cultura (Mec).

Alunos da rede estadual e municipal receberam os prêmios neste segundo semestre do MEC. O concurso que está na sua 6ª edição este ano, já teve sua primeira etapa no dia 25 de dezembro, e 1,3 mil alunos de 3,1 estudantes da rede estadual e municipal de Maringá se classificaram para prestar a segunda etapa, que acontece no dia 24 de outubro. Os alunos farão os testes matemáticos dessa nova etapa na Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre 14h30 e 17h30.

Em 2008, mais de 18 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados. O aluno da Escola da Escola Municipal Fernão Dias, João Pedro Delmônico, 13 anos, em Maringá, é um destes milhões de sumidades anônimas do mundo dos números.

“Ele (João Pedro, aluno) me surpreendeu, pois resolve os problemas matemáticos seguindo métodos próprios”, destaca ao falar do pupilo a professora de Matemática, Solange Baliscei, 27 anos ministrando a matéria na rede municipal e a 25 anos na rede estadual.

A educadora conta que o grande segredo do aprendizado de matemática está em ensinar o aluno a partir da vivência e da construção de objetos. Ela conta que utiliza o Origami – técnica oriental de dobradura de papéis que dão forma a objetos, astros, bichos, aves entre outros.

Segundo ela, através desta brincadeira de montar formas, o aluno aprende noções de geometria e cálculo, além de aprender a criar seu próprio método para solução de problemas. “O aluno é o sujeito de seu próprio conhecimento”, resumiu.

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